O que acontece na boca ao longo e depois da mastigação?

Paladar e cheiro

As papilas gustativas ao redor da língua percebem os quatro sabores e o centro registra a textura e a temperatura dos alimentos. O nariz capta as moléculas de cheiro, que ativam receptores específicos e contribuem para o paladar.

Dentes

Eles transformam a comida em pedaços menores. Cada um dos dentes tem um papel diferente nesse processo. Enquanto isso, a trituração estimula a ação das enzimas que dão início à digestão.

Mastigação

Ao todo, 34 músculos participam desse movimento. A mandíbula tem os músculos mais fortes do corpo, os masseteres, capazes de produzir uma pressão de 124 quilos. Tudo para fragmentar bem o que se come.

A ação da saliva

Ela é essencial para mastigar, sentir o gosto e engolir cada bocado de comida, já que ajuda a lubrificar o que consumimos. Sua enzima, a amilase salivar, inicia a degradação de carboidratos, como o amido, um pontapé inicial para a quebra dessas moléculas.

Saliva

Produzimos até 2 litros de saliva por dia. Ela é composta de 99,5% de água, 0,1% de amilase, uma enzima, e o restante de sais minerais. Secretada continuamente por glândulas da boca, seu fluxo aumenta quando observamos um prato delicioso. Você realmente fica com água na boca.

PH bucal

Depois da mastigação, restos de alimentos deixados entre os dentes, por exemplo, sofrem degradação e fermentação. Isso, associado aos dejetos de bactérias, torna o pH da boca, que era alcalino, mais ácido.

Fontes: Andréa Vieira, Gastroenterologista da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Carmem S. Picchioni, Odontologista da Universidade Estadual de Campinas, Hércio Cunha, Gastroenterologista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Jaime Zalabek Gil, Gastroenterologista Clínico, Wilson Mestriner Junior, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto.
Fonte: saúde.abril

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language