Falta de higiene bucal pode causar problemas cardíacos

Estudo mostra que a periodontite aumenta o risco de infarto, derrame e embolia pulmonar

Você sabia que a falta de higiene bucal pode causar problemas cardíacos? De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), pessoas com periodontite (inflamação crônica na gengiva) têm um risco maior de sofrer um infarto, derrame ou embolia pulmonar.

A periodontite é uma doença causada pela acumulação de placa bacteriana na gengiva. A placa bacteriana é uma película composta de bactérias, saliva e restos de alimentos. Quando a placa não é removida adequadamente, ela pode se acumular e endurecer, formando o tártaro. O tártaro é uma superfície áspera onde as bactérias podem se multiplicar e causar inflamação na gengiva.

A inflamação da gengiva é chamada de gengivite. A gengivite é uma doença reversível, mas se não for tratada, pode evoluir para periodontite. A periodontite é uma doença mais grave que pode destruir as gengivas, os ossos e os ligamentos que sustentam os dentes.

Gráfico: de acordo com os pesquisadores, há duas maneiras do quadro levar a doenças cardíacas.

O estudo do INC mostrou que pessoas com periodontite têm um risco de 2,2 vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio (ataque cardíaco) do que pessoas sem a doença. O estudo também mostrou que pessoas com periodontite têm um risco de 2,5 vezes maior de sofrer um derrame do que pessoas sem a doença.

Ainda não se sabe ao certo como a periodontite causa problemas cardíacos. No entanto, acredita-se que as bactérias da periodontite podem entrar na corrente sanguínea e viajar para o coração, causando uma infecção. A infecção pode danificar as artérias e aumentar o risco de coágulos sanguíneos.

O estudo do INC também mostrou que pessoas com periodontite têm um risco de 1,5 vezes maior de sofrer uma embolia pulmonar do que pessoas sem a doença. A embolia pulmonar é uma condição na qual um coágulo sanguíneo se desloca para o pulmão e bloqueia uma artéria pulmonar.

Se você tem periodontite, é importante consultar um dentista para tratar a doença. O tratamento da periodontite pode ajudar a reduzir o risco de problemas cardíacos.

 

Dicas para prevenir a periodontite

  • Escove os dentes duas vezes ao dia por pelo menos dois minutos.
  • Use fio dental uma vez ao dia.
  • Visite o dentista regularmente para fazer exames e limpezas.
  • Evite fumar.
  • Coma uma dieta saudável.
  • Controle o estresse.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a prevenir a periodontite e manter sua saúde bucal e cardíaca em dia.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.