Tira-dúvidas: tudo sobre Facetas esclarecido em 10 itens

Preparamos uma seleção das dúvidas percebidas pelos cirurgiões-dentistas sobre este procedimento que tornou-se uma forte tendência da odontologia estética. Conheça melhor esta técnica e os produtos FGM para levar mais inovação e tecnologia para seu consultório!

Capa post facetas 11 1 - Tira-dúvidas: tudo sobre Facetas esclarecido em 10 itens

Quais as indicações de uma faceta dental?

Facetas dentais e lentes de contato são amplamente utilizadas no âmbito da Odontologia Estética pois são capazes de modificar os dentes harmonizando o sorriso com a face do paciente. Este tipo de trabalho está indicado quando se deseja alterar a forma de um dente, sua posição ou cor, dentro dos limites de cada caso.

Qual a diferença entre lentes de contato e facetas?

A diferença de nomenclatura refere-se basicamente ao tipo de preparo dental realizado e consequentemente à espessura da peça protética. O termo lente de contato normalmente é associado a preparos dentais minimamente invasivos, ou seja, aqueles onde o dente recebe pouco ou nenhum desgaste para adaptação da peça. Já o termo faceta remete a trabalhos que demandam desgaste mais expressivo.

A lente de contato é sempre realizada sem preparo dental?

Não. Há situações que demandam desgaste de arestas arredondando os ângulos de partes da coroa para torná-la expulsiva. Um exemplo de situação que raramente necessita de desgastes são os dentes conóides, por sua natureza expulsiva.

Dentes escurecidos podem receber lentes de contato?

Não. As lentes de contato não possuem espessura suficiente para mascarar o escurecimento do substrato. Embora haja cimentos resinosos opacos, sua película de cimentação é demasiada fina e por vezes não se consegue o devido mascaramento. Para dentes escurecidos, é recomendado optar por facetas com aplicação de opaco ou coroas totais.

A faceta ou lente de contato precisa receber adesivo na cimentação?

Sistemas adesivos foram desenvolvidos para substratos de dentina e esmalte. Contudo, alguns sistemas possuem primers funcionais que atuam como silanos para cerâmicas e metais como, por exemplo, o MDP Quando se usa um adesivo com esta característica, pode-se aplicar uma fina camada no interior da peça, porém não fotoativado previamente ao posicionamento da peça ao dente para evitar desadaptações. Esta camada de adesivo será fotopolimerizada durante a fotopolimerização final (com a peça/cimento em posição).

Por quanto tempo devo condicionar as facetas ou lentes?

Cada cerâmica tem um tempo específico de condicionamento ácido, de acordo com a sua composição química principal. As cerâmicas feldspáticas devem ser condicionadas por 120-1505, leucita por 60s e dissilicato de lítio por 205 enquanto que zircônia/alumina não são condicionáveis, recomendando-se o jateamento.

Qual a vantagem de utilizar um cimento específico para Facetas/lentes de contato ao invés de um cimento dual?

A principal vantagem está na estabilidade de cor oferecida pelo cimento fotopolimerizável, característica muito importante para a longevidade do trabalho protético. Outro grande benefício é o fato do cimento específico possuir pastas de prova de cor, que auxiliam na previsibilidade da cimentação. Aspectos como viscosidade e facilidade de aplicação também são privilegiados nestes cimentos monocomponentes.

SERINGA ALLCEM VENEER TRY IN SOMBRA e1678898913906 - Tira-dúvidas: tudo sobre Facetas esclarecido em 10 itens

O que é a pasta try-in e como removê-la do dente/peça após aplicação?

A pasta Try-in é um componente à base de glicerina que mimetiza a cor do cimento após sua fotopolimerização. Embora a pasta e o cimento possuam características físicas e químicas distintas, sua equivalência na cor é suficiente para adequada previsibilidade de cimentação. Sua aplicação é muito simples e a pasta é capaz de manter a peça em posição durante a prova. Por ser hidrossolúvel, é de fácil remoção através de spray ar/água. A pasta deve ser utilizada antes da preparação adesiva da peça e do dente.

As cores de Alcem Core e Alcem Dual correspondem às das pastas Try-in do Alcem Veneer?

A pasta Try-in foi desenvolvida especificamente para o cimento resinoso Allcem Veneer, e embora tenha cores nominais correspondentes ao Allcem, na prática poderá haver divergência na cor. Portanto, não é recomendado seu uso quando do emprego de Allcem.

Durante a moldagem e cimentação da peça, o fio retrator deve permanecer?

Não é mandatório que se utilize o fio retrator durante a moldagem, contudo quando a margem da peça fica localizada subgengivalmente: é imprescindível que se utilize fio de retração para adequada cópia da área. Durante a cimentação, o uso do fio retrator poderá evitar que haja contato de fluidos sulculares com o cimento resinoso, servindo como um isolante. Ainda, o fio afasta a margem gengival e possibilita a visualização da adaptação das margens da peça ao dente, auxiliando inclusive na remoção dos excessos de cimento. É importante lembrar que o fio retrator deve ser bem posicionado de modo a não sobrepor o término do preparo, dificultando o assentamento da peça.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language