Sidney Kina: a odontologia brasileira tem avançado a passos largos

4690 BAIXA 300x200 1 - Sidney Kina: a odontologia brasileira tem avançado a passos largos
Com tranquilidade, simpatia e enorme segurança, o mestre em odontologia, Sidney Kina, ganhou a atenção especial de uma plateia seleta formada por cerca de 200 profissionais de Joinville e diversas cidades do Estado e Curitiba, que durante oito horas receberam informações importantes acerca de técnicas específicas da odontologia estética e restauradora, com fórmulas seguras para garantir a saúde bucal e, ao mesmo tempo um belo sorriso.

Este curso, ministrado com conteúdo teórico ontem pela tarde e noite na Expoville, com o patrocínio da empresa FGM, foi apenas o primeiro. Hoje, sexta-feira, dia 26 de junho, ele ministrará um novo curso para duas turmas, com o tema “A arte de cimentar lentes de contato”, no estilo hands on (aprenda fazendo) para cerca de 40 profissionais da odontologia que buscam cada vez mais especializar-se em áreas que garantam não só a saúde dos dentes, mas, ao mesmo tempo um sorriso brilhante e harmonioso com a metodologia impecável na arte de se dar vida e função a laminados cerâmicos. De Joinville ele já viaja para a Espanha e Portugal onde ministrará cursos dentro desta temática, com diferença de uma carga horária mais extensa. Depois disso, ele retorna ao Brasil, onde mantém a média de cinco cursos por mês.

Segundo Sidney Kina, o curso teórico desta quinta versou sobre uma filosofia criada na década de 80, ou seja, da odontologia adesiva e que agora teve seus parâmetros modificados. Ou seja, está voltada à odontologia clássica e mais conservadora de se buscar um desgaste menor do dente com aplicação de materiais estéticos novos e especialmente mais compatíveis com a estrutura do dente. “A evolução dessa técnica deixou o procedimento mais seguro, mais durável e como consequência com maior preservação do dente”, observou Kina.

Ele também disse que dentro das novidades da odontologia restauradora e estética podem ser divididas em dois grupos. O primeiro reafirma que há evidências científicas e clínicas que comprovam a eficiência destas técnicas que nasceram há mais de 20 anos e foram sendo aperfeiçoadas. E o segundo grupo foi a entrada de materiais cada vez mais similares à estrutura do dente.

Já para o curso prático desta sexta, Sidney Kina disse que separou uma parte importante da técnica de como colocar estas restaurações novas sobre a estrutura dentária com segurança e durabilidade, resultados estes que tanto os pacientes como os dentistas querem alcançar. O especialista também disse que a comunidade odontológica está cada vez mais antenada e atenta às novidades em termos de técnicas e materiais. No entanto, muitos não tiveram a oportunidade de aprender a técnica e aplicá-la e por isso este tipo de evento tem uma fórmula de sucesso, uma vez que os cursos de formação real têm grande procura.

Sobre as novidades e investimentos que o profissional de odontologia precisa fazer para buscar novos campos de atuação, ele disse que já existem diversos sistemas computadorizados para a construção das restaurações dentárias (cad cam), trazendo uma enorme agilidade na construção de próteses e cerâmicas, que antes demoravam uma semana e hoje ficam prontas em duas horas. “Os investimentos em equipamentos vão de R$ 180 mil até R$ 3 milhões, vai depender o grau de sofisticação”, analisou.

Para o paciente, há um leque muito variável dos preços, pois depende de profissional para profissional. “Antes considerado um ambiente hostil, o consultório odontológico vem passando por enormes mudanças, com ambientes preparados para oferecer maior conforto, novo designer dos equipamentos e novidades nas técnicas e materiais. Um exemplo disto é a anestesia, muita gente tem medo de agulha. Hoje podemos fazer uma anestesia indolor, com agulha especial e até procedimentos menos invasivos”, destacou.

Veja as fotos abaixo. Confira o álbum completo no Facebook.

 

Quem é Sidney Kina?

Formado em odontologia pela UFSC, ele disse que começou sua carreira em Florianópolis e sempre gostou do mercado catarinense e sul-brasileiro por considera-lo um dos mais avançados do País, com grande capacidade técnica e referência. Desde 1991 mudou-se para Maringá/PR, com atuação na área de Odontologia Estética, Prótese Dentária e Odontogeriatria. Foi o primeiro professor concursado no Brasil na área de Odontogeriatria e concluiu a graduação em Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (1989), e o Mestrado em Clínica Odontológica na UNICAMP, Piracicaba/SP (2000).

Kina foi professor e editor-chefe da Revista Dental Press de Estética por quatro anos (2004-2009). Ministrou e permanece ministrando cursos de Odontologia Estética e tem publicações importantes na área, dentre elas dois livros: Invisível Restaurações Estéticas Cerâmicas e o livro Equilibrium Cerâmicas Adesivas Case Book.

 

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language