A rotina do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da FGM é bastante complexa, mas procuramos compartilhar como funciona esse processo tão importante para você conhecer onde nasce a tecnologia que torna a empresa uma referência no segmento odontológico.
Quem nos ajuda nessa missão é o diretor técnico da FGM: Sr. Friedrich Mittelstäd, mais conhecido como Fred. Ele explica que o setor se divide, basicamente, entre Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos/Manutenção dos Processos Produtos já existentes.
Para o desenvolvimento de novos produtos, as atividades vão desde prospecção de novas oportunidades, análise de viabilidade de ideias, alinhamento de prioridades, organização e execução de projetos até a entrega final – processo que inclui também os departamentos de Consultoria Técnica, Marketing, Comercial, Produção, etc.
Perfil da equipe
Atualmente a FGM tem como pesquisadores profissionais de Química, Ciências Farmacêuticas, Engenharia de Materiais e Produção, Técnicos em Química, além dos Odontólogos que dão suporte técnico à área.
A maioria tem, além de nível superior, alguma especialização ou pós-graduação e são destaques em sua área de atuação. Cada um contribui com seu conhecimento específico para enriquecer o processo de melhoria constante.
Eles direcionam todos os projetos e acabam por selecionar matérias-primas que garantem mais resultado aos produtos, como é o caso da carga de vidro Schott, que oferece muito mais resistência e brilho para as resinas Opallis e Llis.
Ao mesmo tempo que a matéria-prima é de altíssima qualidade, o processo na linha de montagem é feito com equipamentos de última tecnologia, sendo acompanhado pelo setor de Qualidade do começo ao fim.
Manutenção dos Processos Produtivos
Cada pesquisador, baseado em seus conhecimentos específicos, é responsável por dar assistência ao processo de linha de produção. Desta forma a empresa tem automaticamente um responsável para dar suporte técnico a cada processo produtivo e ainda mantém alguém atento para, eventualmente, melhorar os já existentes.
Entendendo o mercado odontológico
Uma das premissas do processo de Pesquisa e Desenvolvimento da FGM é buscar entender qual é a necessidade do odontólogo e como está seu nível de satisfação com o atual atendimento desta necessidade. Imaginemos situações simples, como, por exemplo, qual o nível de satisfação com as atuais embalagens de produtos? A resposta é fonte para a inovação.
Embalagem
Outro parâmetro importante é como a embalagem externa do produto irá se comunicar com o cliente final, a exemplo da demanda de materiais de fácil reciclabilidade nos países Europeus e a beleza neutra exigida nos países do Oriente Médio, entre outros.
Estes processos resultam em produtos que refletem a última palavra em tecnologia na Odontologia, levando muito mais praticidade para o cirurgião-dentista e segurança comprovada para o paciente.
E você, já sabia como funcionava o P&D? Aguarde, pois teremos mais uma edição de “Por dentro da FGM”, onde você irá descobrir mais sobre o desenvolvimento de produtos da empresa. Aguarde!