Resina Vittra APS: Facetas estéticas com as novas cores Bleach

Autores: Dr. Orlando Reginatto e Dr. Felipe Pinto Paredes Rodrigues

Paciente do sexo feminino, 36 anos.

QUEIXA PRINCIPAL:

Paciente procurou atendimento devido a insatisfação estética com o seu sorriso, alegando querer fechar os espaços existentes entre os incisivos laterais.

AVALIAÇÃO INICIAL

Após anamnese, exame clínico e radiográfico, foi constatada a presença de diastemas, tamanho e formato inadequados entre os dentes anteriores, que geravam a insatisfação da paciente ao sorrir. 

TRATAMENTO EXECUTADO

Após a realização do exame clínico e radiográfico, foram realizadas as moldagens superior, inferior e registro oclusal, para que o planejamento digital do caso fosse produzido. Feito isso, foi solicitada a impressão dos modelos planejados, e então confeccionada uma barreira com silicone de adição, para que então o mock-up fosse realizado e a paciente pudesse avaliar o seu planejamento.

Realizado o mock-up e aprovado o planejamento, a resina bisacrílica PrimmaArt, foi removida e então os dentes envolvidos no tratamento estético foram condicionados com Condac 37, por 15 segundos. O sistema adesivo utilizado foi o Ambar Universal APS aplicado conforme orientações do fabricante, utilizando pincel Cavibrush. As facetas em resina composta foram realizadas inicialmente utilizando a barreira de silicone, que foi adaptada para servir como guia do planejamento. 

A primeira camada de resina a ser aplicada foi a Vittra APS na coloração Trans N, visando buscar o efeito de translucidez do dente. Em seguida, com o intuito de deixar os dentes um pouco mais claros que o estado inicial, e realizar os efeitos que reproduzem características de dentes naturais, a cor escolhida para essa etapa foi a D-Bleach 2 da Vittra APS. Como última camada, para reproduzir características de esmalte clareado, foi aplicada a resina na coloração E-Bleach 2 da Vittra APS. 

Depois que as camadas de resinas foram posicionadas e devidamente fotoativadas em todos os dentes, através da utilização de disco de lixa Diamond Pro, foi realizada a escultura das arestas, área de sombra e área de espelho. Com brocas de acabamentos foi esculpida a anatomia secundária dos dentes, visando produzir um efeito de textura e acabamento.Para finalizar, o polimento foi realizado utilizando o disco de feltro Diamond Flex, com pasta de polimento Diamond Excel .

Fig. 1a – Inicial sorriso aproximado
Fig. 1b – Inicial sorriso lateral
Fig. 1c – Inicial contraste
Fig. 2 – Rosto mock-up
Fig. 3 Após profilaxia, realizado o condicionamento acido total vestibular e palatino
Fig. 4 – Adesivo Ambar e posterior polimerização
Fig. 5a Inserção resina Trans N na matriz
Fig. 5b Concha palatina
Fig. 6a Inserção corpo D-Bleach 2 na incisal e mamelos
Fig. 6b Desenho incisal do corpo da restauração
Fig. 7a Camada externa E-Bleach 2
Fig. 7b Camada externa E-Bleach 2 finalizada
Fig. 8 – Esculpindo arestas e determinando áreas de sobras e espelho
Fig. 9a Desenho de referencia para anatomia secundaria, sulcos e texturas
Fig. 9b Esculpindo anatomia secundaria
Fig. 10 Polimento
Figs. 11 – Sorriso final
Figs. 12 – Sorriso final
Figs. 13 – Sorriso final
Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language