Regeneração óssea guiada em área estética

Caso clínico de regeneração óssea guiada em área estética
Autores: Dr. Thiago Roberto Gemeli, Ahylyn Restrepo Marin e Ana Karolyny Weber

PACIENTE DO SEXO FEMININO, 14 ANOS DE IDADE.
Queixa principal: Paciente incomodada com a aparência do sorriso.

As anomalias dentárias são desvios da normalidade, habitualmente associadas ao desenvolvimento embrionário dos dentes, podendo resultar na alteração de número e forma. As agenesias constituem um tipo de anomalia associada à ausência de um ou mais elementos, podendo, inclusive, estarem vinculadas a algumas síndromes. A prevalência na
população mundial é em torno de 0,3%, com predileção para o sexo feminino, e os pré-molares inferiores costumam ser os elementos mais acometidos, seguido dos incisivos laterais superiores.

O tratamento pode ser delineado pela predileção profissional, mas geralmente é multidisciplinar, exigindo um planejamento atento. O objetivo, claro, é possibilitar uma reabilitação funcional, estética e longeva. Assim, a movimentação ortodôntica seguida ou não da reposição protética do elemento ausente costuma ser a conduta adotada pela maioria dos profissionais. Seguindo a filosofia de expandir a arcada e repor o elemento ausente com um implante dentário, a abordagem clínica abaixo descrita evidencia as etapas efetuadas para o preparo do leito ósseo, previamente à instalação do mesmo.

RELATO DE CASO

Paciente jovem, 14 anos, do sexo feminino, buscou atendimento particular, porque estava incomodada com a aparência do sorriso. Após anamnese, avaliação clínica e observância dos exames complementares, foi proposto um tratamento ortodôntico para abertura dos espaços correspondentes às coroas 12 e 22. Enquanto a primeira era conoide, a segunda era ausente, caracterizando a presença de agenesia deste elemento. A arcada como um todo foi expandida e o elemento 23 foi tracionado e distalizado. A mecânica aplicada exigiu um período de 20 meses para ser efetiva e, assim, o espaço mésio-distal necessário para a reabilitação do elemento 22 foi obtido. O aparelho ortodôntico foi removido e a paciente submetida à intervenção cirúrgica.

1 - Regeneração óssea guiada em área estética 2 - Regeneração óssea guiada em área estética

1 | Condição clínica inicial. 2 | Condição clínica durante o tratamento ortodôntico.

Após a incisão e descolamento, a tábua óssea cortical foi transpassada em diversos pontos. Esta abordagem permite que as células mesenquimais presentes no estroma trabecular possam migrar e se diferenciar em osteoblastos, colonizando o biomaterial alocado na região. Além disso, os canais estabelecidos cirurgicamente possibilitam a nutrição e otimizam a comunicação intercelular, favorecendo a reparação.

3 - Regeneração óssea guiada em área estética 4 - Regeneração óssea guiada em área estética 5 - Regeneração óssea guiada em área estética

3, 4 e 5 | Evolução imaginológica, evidenciando a abertura de espaço conseguida para a reabilitação da região correspondente ao
elemento 22.

7 - Regeneração óssea guiada em área estética 6 - Regeneração óssea guiada em área estética

6 | Incisão e descolamento do tecido. 7 | Múltiplas perfurações da tábua óssea cortical.

O biomaterial bifásico sintético (granulação 500-1000 μm, 0,5 g) foi selecionado por apresentar diversas características desejáveis, tais como: segurança biológica, velocidade
de substituição, manutenção do arcabouço, ultraporosidade e elevada hidrofilia. Cabe ressaltar que o fracionamento em ampolas também é uma relevante vantagem clínica, por conta do melhor aproveitamento do produto. Antes da sutura estabilizadora, a membrana sintética, Duosynt, foi utilizada para proteger e auxiliar na colonização celular de modo direcionado, tornando a reparação tecidual mais previsível.

Regeneração óssea com enxerto ósseo Nanosynt e membrana Duosynt 9 - Regeneração óssea guiada em área estética

8 | Alocação do biomaterial sintético, Nanosynt. 9 | Acomodação da membrana Duosynt sobre o substituto ósseo.

Após um período cicatricial de 21 dias, um novo registro foi efetuado, demonstrando a adequada resposta biológica frente às abordagens impostas. O provisório com grampos palatinos bilaterais foi reinstalado e a paciente se encontra atualmente, em acompanhamento, aguardando a maturação dos tecidos para ser submetida à instalação do implante dentário.

10 - Regeneração óssea guiada em área estética 11 - Regeneração óssea guiada em área estética

10 | Sutura. 11 | Área reparada após 3 semanas.

12 - Regeneração óssea guiada em área estética 13 - Regeneração óssea guiada em área estética

12 | Provisório adesivo na região do elemento 22. 13 | Imagem tomográfica após 21 dias.

 

logo ofertas - Regeneração óssea guiada em área estética

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.