Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade

Autores: Profª. Dra. Fernanda Angeloni de Souza e Prof. Dr. Matheus Coelho Blois

 

PACIENTE DO SEXO FEMININO, 59 ANOS DE IDADE – Apresentou-se insatisfeita com a estética do sorriso e ausência de dentes.

 

AVALIAÇÃO INICIAL

Uma anamnese detalhada foi realizada, seguida de exame clínico e tomográfico, onde não foi observada nenhuma alteração patológica. Durante o exame clínico, foi verificada ausência de pré-molares, molares e incisivo lateral esquerdo. Paciente relatou o desejo de dentes mais compridos e naturais.

 

TRATAMENTO EXECUTADO

Aguardado o período de osseointegração dos cinco implantes Arcsys instalados (região de 16, 11, 22, 24 e 26), foi iniciado o planejamento reabilitador no arco superior da paciente. Para o planejamento do caso foram realizadas fotografias e escaneamento intraoral. Após a aprovação do enceramento pela paciente, foi realizada a reabertura dos implantes, instalação de mini pilares nos implantes posteriores para próteses múltiplas e munhão na região anterior para prótese unitária, seguida de ativação dos componentes com martelete e captura de provisório na região anterior e em região posterior utilizando o transfer multifuncional como cilindro de proteção.

Após o condicionamento do tecido, foi realizado o preparo dos dentes anteriores para full veneer e realizado o escaneamento total dos arcos. Para o escaneamento dos dentes, foi utilizada a técnica de duplo fio e para os implantes foi utilizado scan bodies de mini pilar e munhão. Foi realizado um duplo escaneamento – um primeiro escaneamento do arco superior sem os scan bodys e um segundo com os scan bodys em posição. Além do escaneamento da arcada inferior e registro de oclusão na futura DVO.

Foi enviado para o laboratório de prótese dentária os análogos de mini pilares e munhão e também os links metálicos rotacionais de mini pilares. Com as peças prontas, foi realizada a prova em boca, radiografias periapicais para verificação da adaptação e aprovação da cor e formato pela paciente.

Para a cimentação foram utilizadas duas técnicas: cimentação com Allcem Core nas próteses sobre implante e Allcem Veneer APS para as coroas full veneer. Na cimentação das próteses sobre dente (dissilicato de lítio) foi realizado o protocolo de condicionamento das peças cerâmicas: Condac porcelana 5% durante 20 segundos, lavagem abundante, aplicação de Condac 37 para limpeza por 30 segundos, lavagem abundante, aplicação de uma camada ativa de Prosil e aplicação de adesivo. No substrato dental, aplicação de Condac 37 por 30 segundos em esmalte e uma camada de sistema adesivo sem fotopolimerização. O Allcem Veneer APS na cor A1 foi aplicado dentro da full veneer e após a remoção dos excessos com pincel e fio dental foi feito a fotopolimerização por 30 segundos em cada face.

Para a cimentação das próteses sobre implante (zircônia) foi aplicado Prosil após o jateamento com óxido de alumínio e utilizado o cimento Allcem Core na cor A1. Após a cimentação final, foram realizadas as fotografias finais oclusais e intraoral. As reabilitações cerâmicas sobre dentes e implantes são hoje a melhor escolha de tratamento para pacientes desdentados parciais.

O fluxo digital permite um melhor controle do tratamento planejado para aquele que é executado, além disso, aumenta a precisão de adaptação marginal e reduz o número de consultas e tempo total de tratamento.

 

PASSO A PASSO

Figura 1 - Fotografia inicial do sorriso
Figura 1 – Fotografia inicial do sorriso

 

Figura 2 - Arco superior pronto para escaneamento
Figura 2 – Arco superior pronto para escaneamento

 

Figura 3 - Reabiliação cerâmica pronta
Figura 3 – Reabilitação cerâmica pronta

 

Figura 4 - Escaneamento do arco superior sem scanbody
Figura 4 – Escaneamento do arco superior sem ScanBody

 

Figura 5 - Escaneamento do arco superior com scanbody
Figura 5 – Escaneamento do arco superior com ScanBody

 

Figura 6 - condicionamento com condac porcelana
Figura 6 – condicionamento com Condac Porcelana

 

Figura 7 - condiconamento com condac 37
Figura 7 – condiconamento com Condac 37

 

Figura 8 - Aplicação de Prosil na Zircônia
Figura 8 – Aplicação de Prosil na Zircônia

 

Figura 9 - Aplicação de sistema adesivo
Figura 9 – Aplicação de sistema adesivo

 

Figura 10 - Fotografia final oclusal
Figura 10 – Fotografia final oclusal

 

Figura 11 - Fotografia inicial intraoral
Figura 11 – Fotografia inicial intraoral

 

Figura 12 - Fotografia final intraoral
Figura 12 – Fotografia final intraoral

 

PRODUTOS UTILIZADOS

Estojo protetico arcsys 01 - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidadeImplante 4.3x11mm Proposta2 01.03.07 - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade Transferente cortado e1713986296599 - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidadeScanbody 1 - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade Frasco Prosil - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade Frasco Ambar APS 1 e1713986730900 - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade Seringa Allcem Core - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidadeSeringa Allcem Veneer - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade SERINGA CONDAC 37 TRANSP - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade Seringa Condac Porcelana 10 2022 - Reabilitação cerâmica sobre dentes e implantes: o uso do fluxo digital em sua totalidade

Resumo

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.