Quanto custa o minuto da sua consulta?

Alguma vez você já fez esta pergunta ou pensou neste assunto?

Em conversas com dentistas escuto alguns comentários de que a odontologia está ruim, que hoje está mais difícil do que quando iniciaram a carreira profissional e uma das respostas para estes questionamentos é uma pergunta; como você administra as finanças do seu consultório?
Atualmente ter um controle de custos é fundamental para a manutenção do consultório, pois através dos recursos financeiros podemos estabelecer critérios e entender melhor o que está acontecendo.
Você pode estar com um custo de vida elevado e o rendimento do consultório não é suficiente para mantê-lo ou então está desperdiçando matéria prima, pode estar com a produtividade baixa, enfim existem várias causas para um desequilíbrio financeiro.
Vou enumerar algumas ações que você pode colocar em prática imediatamente, com baixo custo, para te ajudar a entender melhor o que acontece com as finanças do seu consultório.
1- Livro Caixa – utilize para registrar todas as entradas e saídas de dinheiro, desde as pequenas somas até os grandes números.
2 – Despesas e Receitas – classifique suas entradas e saídas, dividindo em despesas e receitas, despesa é tudo que sai e receita tudo que entra no caixa.
3 – Custos fixos e Variáveis – identifique quais os custos fixos do consultório (água, luz, telefone, etc) e também os custos variáveis (material de consumo, protético, etc). Os custos variáveis só acontecem quando você tem pacientes para atender, tratamentos para fazer.
4 –Preço de Venda – não determine o teu preço por tabelas prontas ou simplesmente pela concorrência, levante os teus custos, tuas despesas, os impostos que você paga, o teu pró labore e estabeleça o teu preço, você pode chegar a conclusão de que pode cobrar menos que a tabela de referência e assim conquistar mais clientes ou então que está registrando prejuízos em determinados procedimentos. Esta é a hora de corrigir estas distorções.
5 – Custo do Minuto – sabendo quais são os custos fixos e determinando também quantas horas teu consultório ficará aberto para atendimentos, você pode calcular quanto custa o minuto do teu consultório, para isto é só dividir o valor do custo fixo pelo tempo que o consultório ficará aberto, o resultado será o custo do minuto.
Quando falamos em finanças nos consultórios odontológicos é importante lembrar que o consultório é uma empresa prestadora de serviço de odontologia e você é o dono desta empresa, portanto determine um pró-labore (valor que o consultório te paga por mês). Com este pró-labore você pode programar tuas despesas pessoais e não mistura mais o teu dinheiro com o dinheiro do consultório.
No final de cada ano você pode fazer um balanço do teu consultório para descobrir qual foi o lucro e sendo você o único dono desta empresa, poderá retirar o lucro do consultório e utilizar este dinheiro como você bem entender ou ainda reinvestir uma parte dele para melhorar ainda mias o teu consultório
Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress