Por dentro dos fotoiniciadores APS e seus benefícios

A fotopolimerização de materiais dentários como resinas, cimentos e adesivos, acontece através dos fotoiniciadores presentes em suas formulações, como a canforoquinona, de cor amarelada intensa e largamente utilizada pela indústria odontológica por responder muito bem à luz dos aparelhos fotopolimerizadores.

Porém, tendo em vista que o aprimoramento estético nas restaurações dentárias é uma busca constante, surge a tecnologia APS (Advanced Polymerization System), desenvolvimento exclusivo da FGM, que consiste em uma combinação inovadora de diferentes fotoiniciadores. A canforoquinona é reduzida, servindo apenas como um “gatilho” para ativar a reação em cadeia com fotoiniciadores mais transparentes, que passam a ser maioria dentro da composição dos materiais.

Desta forma, estabeleceu-se um novo patamar em resinas compostas, sistemas adesivos e cimentos fotopolimerizáveis. Confira a seguir todos os benefícios da tecnologia APS:

Imagens Aps

Estética

Devido à transparência da maioria dos fotoiniciadores APS foi possível desenvolver materiais poliméricos de alta performance estética. Por exemplo: a resina premium Vittra APS e o cimento Allcem Veneer APS não apresentam variação significativa de cor entre o antes e depois da fotopolimerização. Já na resina camaleão Vittra APS Unique, os fotoiniciadores mais transparentes facilitam o espelhamento cromático e possibilitam alcançar o mimetismo perfeito. No caso dos adesivos Ambar APS e Ambar Universal APS, o aspecto incolor faz toda a diferença na cimentação de facetas e lentes de contato dentais.

Maior tempo de trabalho

Os materiais com APS têm 4 vezes menos sensibilidade à luz ambiente quando comparados à compósitos tradicionais. Mais tempo para confeccionar facetas diretas com Vittra APS, assim como inserir e esculpir uma restauração em dente posterior com Opus Bulk Fill APS de uma só vez, além do posicionamento e cimentação simultânea de laminados cerâmicos com Allcem Veneer APS, já são realidade. E tudo isso com a luz do refletor ligada!

Polimerização mais eficiente

Outra importante qualidade do sistema APS é possibilitar uma melhor conversão dos monômeros em polímeros, mesmo em grandes profundidades, garantindo assim longevidade clínica às restaurações. Essa propriedade é fundamental para todas as resinas fotoativadas, mas especialmente no caso das resinas Opus Bulk Fill APS e Opus Bulk Fill Flow APS, cuja indicação é a inserção em grandes incrementos.

Melhores propriedades mecânicas

Como a profundidade de polimerização é aumentada devido ao maior grau de conversão dos monômeros em polímeros, consequentemente há um aumento significativo das propriedades mecânicas dos materiais, como resistência à flexão e tenacidade à fratura.

É importante ressaltar que não é necessário investir em um fotopolimerizador diferenciado para usufruir de todos estes benefícios, pois os modelos convencionais são mais do que suficientes. Basta escolher o cimento, as resinas e os adesivos da FGM com a sigla APS no nome e está tudo certo!

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress