Como a Placa Bacteriana e a Gengivite Podem Afetarem Sua Saúde Geral

As relações entre a saúde bucal e a saúde em geral

O acúmulo de placa bacteriana causa inflamação das gengivas (gengivite). Placa bacteriana sobre os seus dentes. Gengivas inflamadas que sangram. Esses problemas não afetam apenas a sua saúde bucal. Cada vez mais as pesquisas mostram que as bactérias e inflamações que ocorrem na boca estão associadas a outros problemas, como ataque cardíaco e demência, que colocam em risco a sua saúde em geral. Os cientistas identificaram várias associações entre higiene bucal precária e outros problemas de saúde – todavia, ainda não foi possível determinar a relação entre causa e efeito. Essa lista de problemas de saúde só faz aumentar à medida que as pesquisas avançam.

Os Efeitos da Placa Bacteriana na Sua Saúde Bucal

A placa bacteriana é um tipo de biofilme. Nesse caso, é um agrupamento de bactérias que vivem no tecido gengival e nos dentes.
A placa bacteriana se forma continuamente sobre os dentes. Quando você ingere alimentos ou bebidas que contém açúcar ou carboidratos, as bactérias liberam ácidos que atingem o esmalte dental. A placa bacteriana retém esses ácidos em contato com os seus dentes, provocando a destruição do esmalte e, consequentemente, cáries. O acúmulo de placa bacteriana também pode causar doença periodontal[?] – primeiro a gengivite, inflamação e irritação das gengivas que, às vezes, sangram. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para doença periodontal severa. O tecido gengival se descola dos dentes e permite que as bactérias invadam e destruam o osso que suporta os dentes.

Relação Entre Doença Periodontal e Outras Doenças

Até o momento, os cientistas encontraram as seguintes associações com a doença periodontal:
  • Doença cardíaca
  • Diabetes
  • Demência
  • Artrite reumatoide
  • Nascimento prematuro
Fonte: Medclick

 

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language