O que postar para chamar a atenção dos pacientes nas redes sociais?


Quando pensamos em usar as redes sociais como ferramenta de marketing para o consultório, acabamos pensando automaticamente em promover os tratamentos e o nosso consultório, destacando nossas qualidades. Acontece que o que nós dentistas valorizamos, quase sempre não são as mesmas coisas que os pacientes valorizam em relação ao nosso trabalho.

Não que promover o consultório e os tratamentos que realizamos seja errado, mas esta era a forma de fazer marketing que existia antes da internet. Com a popularização da internet, que já faz parte da vida de mais da metade da população brasileira, surgiu uma nova forma de fazer marketing, através de conteúdo e relacionamento. As pessoas não estão nas redes sociais para comprar, e sim para obterem informações e se relacionarem, e é essa a grande sacada da internet, que algumas empresas já perceberam, e por isso conseguem atrair muitos clientes on-line, e é o que você vai aprender hoje aqui.

A primeira dica para chamar a atenção dos pacientes nas redes sociais é falar sobre eles e não sobre você ou seu consultório. Você sabia que a palavra mais importante para as pessoas é o próprio nome? Isso mostra que o interesse das pessoas é sobre elas mesmas antes de mais nada, portanto, se você falar sobre os problemas e desejos delas, através de conteúdos que as ajudem a resolvê-los, atrairá a atenção delas primeiro.

A segunda dica é usar imagens que ilustrem esses problemas e desejos, pois é através da imagem que as pessoas vão perceber primeiro o seu post, e então fazê-las pararem o dedo sobre a tela do celular para ler a mensagem que você quer passar. Ao contrário, se você usar imagens de equipamentos odontológicos, instrumentais ou ainda imagens técnicas dos procedimentos, que parecem fazer muito sentido para nós dentistas, acabará atraindo a atenção apenas dos dentistas mesmo.

Por exemplo:

Ao divulgar bichectomia, alguns dentistas acabam postando a imagem da bola de Bichat sendo removida por uma pinça hemostática, com sangue em volta. Isso realmente representa a bichectomia e é uma imagem linda para nós dentistas. Porém, aos olhos do paciente, esta imagem assusta, podendo fazer com que ele desista de realizar o procedimento.

Você deve se perguntar o seguinte: o que o paciente que procura o procedimento de bichectomia deseja? Ou qual problema ele quer resolver? Ao responder estas perguntas em forma de post, com uma imagem que também ilustre uma dessas perguntas, você criará uma conexão com a pessoa através do lado emocional dela, mostrando o problema ou o desejo. Esta é a forma mais eficaz de atrair um cliente, já que estudos comprovam que as pessoas tomam decisões através da emoção e não da razão.

Autora: Aline Baltazar
Cirurgiã-dentista pela Unesp. Especialista em Ortodontia pela Facoph. MBA em Marketing pela FGV.

Fonte: Blog Dental Cremer.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language