O emprego da técnica associada em clareamento dental: O que dizem os experts?

Atualmente podemos classificar as técnicas tradicionais de clareamento dental em duas categorias: ambulatorial ou domiciliar. Estas técnicas, quando bem indicadas e executadas, trazem resultados satisfatórios com segurança ao paciente. Atualmente, alguns autores vêm preconizando o uso da chamada técnica de clareamento associada para resolução de determinados casos. Esta técnica combina sessões de clareamento em consultório com o uso domiciliar em moldeiras. A técnica demonstra diversos benefícios e vem se tornando mais popular a cada dia.Perguntamos para alguns profissionais renomados nacional e internacionalmente quais suas impressões particulares sobre o assunto. A seguir eles traduzem anos de experiência clínica e laboratorial em informações e dicas valiosas para os leitores de FGM News:

Qual a receptividade dos pacientes quando se recomenda a técnica associada?

Professora Paula Mathias: A receptividade dos pacientes à técnica de clareamento associada é bastante elevada, já que ela combina rapidez e eficácia na obtenção de resultados satisfatórios para o clareamento dental. Isso porque com o clareamento de consultório conseguimos dar mais agilidade ao processo clareador, reduzindo o tempo de uso domiciliar do gel clareador aplicado em moldeiras personalizadas. Além disso, há um significativo aumento na motivação dos pacientes, que passam a colaborar ainda mais com a técnica de clareamento caseira, garantindo excelentes resultados.

De que forma a técnica associada impacta no custo do procedimento para o profissional e paciente?

Professor Luiz Carlos Machado Miguel: Os procedimentos estéticos, e principalmente os procedimentos clareadores nas suas diversas formas, tem ocupado um lugar de destaque dentro da moderna Odontologia. Os tratamentos clareadores, com a utilização de peróxidos de uma forma conservadora e não invasiva na estrutura dental, trazem ao paciente uma satisfação e aumento de sua autoestima. Estes tratamentos, amparados em um diagnóstico bem executado, podem variar na sua forma de aplicação.

A opção de utilização de uma técnica associada de clareamento tem várias vantagens quando bem indicada. O tratamento clareador não envolve somente a melhoria da estética do paciente. Envolve aspectos com autoestima, confiança e posicionamento social. A utilização da técnica associada traz como principal benefício o resultado imediato, que a nosso ver, seria a grande vantagem na sua utilização. Este resultado imediato, para o paciente, traz um fator motivador na execução do tratamento. A técnica realizada em casa, através de moldeiras com a aplicação de peróxidos de baixa concentração, é realizada de uma maneira em que não podemos exercer uma perfeita supervisão. Os resultados são comparados a cada reconsulta e no relato do paciente. A técnica associada também contribuiria para diminuição do tempo de tratamento trazendo uma maior satisfação ao nosso cliente que poderá utilizar seu tempo em outras atividades. Sabemos hoje que os resultados da técnica realizada em consultório, em termos de qualidade e longevidade do clareamento, são inferiores quando comparado com o clareamento caseiro, ou como gostamos de chamar, supervisionado. A técnica associada seria uma excelente solução para este problema também.

O que precisamos ter em mente, quando utilizamos esta técnica associada, é que precisamos realizar um bom diagnóstico, nos cercando de todas as medidas de segurança clínica, procurando dar ao nosso paciente algo a mais do que ele veio procurar. Partindo deste pressuposto os resultados tendem sempre a ser satisfatórios.

Qual é a sua opinião em relação à otimização do tempo clínico ao indicar a técnica associada?

Dr Ricardo Duque: Primeiramente o fundamental para mim não é o tempo, e sim a motivação do paciente, explicando, é claro que ao combinar a técnica obtemos no mínimo uma redução de 8 dias de uso da técnica caseira. Porém o mais importante é que quando a biologia me permite utilizar a técnica de consultório, o efeito de ver resultados mais rápidos, se traduz em motivação do paciente para utilizar com maior regularidade a técnica caseira, resultando em níveis de satisfação mais altos.

Gostaria de deixar claro que é a técnica que mais utilizo, no entanto, quando por algumas circunstâncias não posso utilizá-la, a técnica caseira me proporciona resultados iguais, porém em maior tempo.

Gostaríamos de saber se a prática de se realizar clareamento dental em Portugal é bastante realizada? Se sim, qual a técnica de clareamento dental é mais utilizada?

Dra Teresa Vale: Em Portugal, a prática de branqueamento dentário realiza-se com frequência. O branqueamento dentário assume um papel importante em nível da estética dentária. Cada vez mais, há a preocupação em ter um aspecto cuidado e um sorriso saudável, assim, o branqueamento dentário aumenta a auto-estima de quem tem essa preocupação, podendo repercutir-se a nível social e profissional. Este é um factor importante, tendo em consideração o conceito de Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Na generalidade, podemos considerar que os Portugueses procuram realizar branqueamento dentário preocupando-se com a importância da sua imagem, da sua saúde.

Utiliza-se mais a técnica caseira com uso da moldeira, técnica de clareamento em consultório com clareadores de concentração mais alta ou costuma-se utilizar a técnica associada ( de consultório  mais a técnica caseira)?

Dra Teresa Vale: Utilizam-se as três técnicas. Dependendo da disponibilidade do paciente e da orientação do Médico Dentista realizam-se a técnica de consultório com produtos de concentração alta, com supervisão clínica; técnica de moldeira de uso caseiro; ou a técnica combinada de sessão de branqueamento de consultório com supervisão clínica e moldeira de uso caseiro. Assim, dependendo do caso clínico, o Médico Dentista pode optar pelo método mais eficaz e conveniente para cada paciente.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language