Lesão cervical de Classe V restaurada com resina unicromática Vittra APS Unique Flow

Autor: Prof. Dr. Sérgio Ricardo Garcia Badini

Gênero e idade do paciente

Paciente, sexo masculino, 50 anos.

Queixa principal

Sensibilidade dental e restauração insatisfatória (região de Classe V), a qual causava-lhe um desconforto pela cor e pela ausência de contorno.

Avaliação inicial

Ao verificar o caso, notou-se duas restaurações em borda cervical porosa, com pouco material e escurecida. Realizou-se uma tomada radiográfica, análise de vitalidade pulpar, constatando-se dente vital.

Tratamento executado

Optou-se pela remoção da restauração e confecção de uma nova restauração com a resina VITTRA UNIQUE FLOW – FGM, resina está que, após polimerizada, fica da cor do dente, imitando-o a sua coloração, por ser unicromática, ou seja, de cor única.

O paciente foi anestesiado, analisou-se a restauração com uma sonda exploradora e removeu-se a restauração que estava porosa e com sub contorno. Após a remoção da restauração de resina composta, isolou-se a cavidade com grampo de Isolamento Absoluto B4, preso com godiva de alta fusão,

Confeccionou-se um bisel por vestibular e, após o Condicionamento Ácido Seletivo em esmalte (CONDAC 37), aplicou-se o Adesivo Universal AMBAR (FGM) em esmalte e dentina, aplicou-se ar e fotopolimerizou por 10 segundos.

Aplicou-se a resina composta VITTRA APS UNIQUE FLOW – FGM, polimerizada por camadas, até completarem-se as cavidades de Classe V.

Antes de remover-se o isolamento absoluto e foi realizado o acabamento com broca ultrafinas e, assim que se removeu este isolamento, o polimento com borrachas abrasivas, discos de lixa DIAMOND PRO – FGM, e disco de FELTRO para polimento DIAMOND FLEX – FGM, com pasta de polimento diamantada DIAMOND EXCEL – FGM.

Após o tratamento concluído, verificou-se a cor da estrutura dental e da resina, assim como o contorno e adaptação desta resina composta, VITTRA UNIQUE FLOW – FGM, no paciente.

FIGURA 1: Caso inicial
FIGURA 2: Sonda exploradora e fio de afastamento inserido
FIGURA 3: remoção da restauração
FIGURA 4: bisel vestibular
FIGURA 5: aplicação do CONDAC 37
FIGURA 6: ácido fosfórico aplicado sobre o dente
FIGURA 7: Após aplicação do adesivo, aplicação da resina VITTRA APS UNIQUE FLOW
FIGURA 8: aplicação da VITTRA UNIQUE FLOW em camadas
FIGURA 9: acabamento das restaurações com VITTRA APS UNIQUE FLOW em camadas
Figura 10: vista vestibular das restaurações após acabamento inicial com brocas FF
FIGURA 11: polimento
FIGURA 12: Resultado final
Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language