Lactobacilos vivos combatem doença periodontal

Pessoas que consomem diariamente de 20 a 50g de iogurte natural e sem adição de açúcar são menos propensas à doença periodontal

Já imaginou pílulas de bactérias que fazem bem para a saúde? Por mais estranho que pareça, foi nisso que uma indústria farmacêutica sueca investiu quando desenvolveu pastilhas com lactobacillus reuteri Prodentis. Esses lactobacilos atuam na micro flora bucal para reduzir a ação das bactérias que causam cáries e doença da gengiva.

L. reuteri Prodentis - Mode of action - YouTube
Fonte: L. reuteri Prodentis – Mode of action – YouTube

Em estudos clínicos publicados no Acta Odontologica Scandinavica, foi constatada a redução em 85% do sangramento gengival em duas semanas. Nesse mesmo período também houve melhora significativa em infecções, no hálito e no controle de placa.

Segundo o dentista Mario Kruczan, membro da Sociedade Francesa de Periodontia, além do uso dos probióticos, os métodos preventivos como escovação correta, uso do fio dental, alimentação adequada e as visitas regulares ao dentista são partes fundamentais de todo esse processo.

Alimentos funcionais

Os bacilos que são da turma do bem das bactérias não são encontrados apenas em pílulas. Existem no mercado alimentos funcionais que também fazem toda a diferença para fortalecer o exército da flora do corpo. Pesquisas apontam que o consumo de iogurte e leites fermentados auxilia no combate de problemas bucais. “Pessoas que consomem diariamente de 20 a 50g de iogurte natural e sem adição de açúcar são menos propensas à doença periodontal”, diz Kruczan. E os benefícios vão além da boca. Os alimentos funcionais reforçam o sistema imunológico, equilibram a flora intestinal e o controle do colesterol e os triglicerídeos.

Prevenção de doenças e mais: saiba os benefícios dos laticínios
Fonte: Saúde em dia

Outros alimentos queridinhos da saúde bucal são os derivados do leite. Segundo pesquisas, a ingestão de queijos ao final da refeição aumenta o fluxo de saliva o que ajuda a neutralizar a acidez do meio bucal. Isso torna a boca menos propícia para a proliferação das bactérias que causam a cárie. Para melhorar, esses alimentos contém cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde da boca.

Portal Terra Saúde

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language