Implantes dentários: selamento bacteriano e longevidade clínica

Um relato de experiência profissional por Dr. Alexandre Greco e Dr. Gustavo Greco

Utilizamos o sistema Arcsys desde o ano de 2016 em nossa clínica e em nossos cursos de imersões, aperfeiçoamentos e especializações em Implantodontia e Prótese Dentária. Os fatores que nos levaram a optar pelo uso deste sistema, foram principalmente, a macrogeometria e o tratamento de superfície dos implantes, o que nos possibilita atuar em todos os padrões ósseos que compõem a região maxilo-mandibular, modificando apenas a técnica cirúrgica (fresagem ou subfresagem), a sua conformação simples e de fácil compreensão com componentes protéticos que apresentam interface única, o que minimiza a necessidade de estoque de material e otimiza nosso trabalho.

A ativação mecânica dos componentes, de forma friccional, sem a utilização de parafusos, é uma condição especial do sistema Arcsys de implantes. Esta conexão chamada de cone morse friccional, dispensando o uso de parafusos, promove uma “solda fria” entre pilar protético/implante, evitando a formação de espaços na interface do conjunto, promovendo um selamento e evitando a colonização bacteriana da região.

A interface pilar protético/implante é uma área crítica, devido a sua localização em nível de crista óssea. Quando o conjunto recebe cargas mastigatórias, os sistemas pilar/implante parafusados tendem a sofrer uma redução da estabilidade, sendo passível de ocorrer micromovimentações. Com isso, ocorre a presença de espaços com consequente colonização microbiana, contribuindo para peri-implantite. A vedação microbiológica da interface implante/componente dos sistemas hexagonais e cônicos internos parafusados já foram pesquisados e estudados na literatura, demonstrando sua incapacidade de selamento microbiológico. Realizamos uma pesquisa durante o meu doutorado em implantodontia, com o sistema Arcsys, como objetivo de avaliar, in vitro, a capacidade de selamento microbiológico na interface implante/componente friccional. 

Os resultados, que serão publicados em breve, demonstraram efetividade no selamento microbiológico do sistema friccional. Este é um fator de fundamental importância na escolha do sistema de implantes, já que um efetivo selamento microbiológico, proporciona estabilidade tecidual na região considerada mais crítica, interface implante/componente e crista óssea alveolar. Com este selamento microbiológico efetivo, é possível a neoformação óssea na região adjacente a interface implante/componente, proporcionando resultados biológicos, funcionais e estéticos superiores.

1

Relato clínico

Foi realizado uma reabilitação implantossuportada na maxila. Inicialmente com a exodontia dos dentes presentes e instalação de uma prótese total imediata. Após 90 dias, com a duplicação da prótese da paciente, foi confeccionado um guia tomográfico e o exame tridimensional foi realizado para planejamento cirúrgico. Foram então, instalados 8 implantes na maxila, objetivando uma futura confecção de um protocolo em cerâmica. Após 90 dias da instalação dos implantes, foram realizados os procedimentos de reabertura e manipulação de tecido mole, objetivando ganho de gengiva ceratinizada peri-implantar. Com os tecidos moles cicatrizados, a prótese tipo protocolo, parafusada, em cerâmica foi confeccionada. A paciente se encontra em controle, com follow-up de 3 anos. Nas radiografias, panorâmica e peripicais de controle, podemos observar a neoformação óssea na região adjacente ao conjunto implante/componente protético, proporcionado estabilidade tecidual. Esta neoformação óssea, é possível, graças a capacidade e efetividade do selamento microbiológico, na interface implante/componente, proporcionado pelo sistema friccional Arcsys, impedindo a colonização bacteriana da região e consequentemente, evitando a peri-implantite e a perda óssea marginal periimplantar.

Imagens1 300x200

Imagens1 300x200

Imagens1 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Imagens4 300x200

Logo - Implantes dentários: selamento bacteriano e longevidade clínica

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Mês da Mulher

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.