Garanta restaurações excelentes sem acúmulo de corantes e resíduos

As etapas de acabamento e polimento de restaurações diretas em resina são muito importantes para o sucesso clínico do trabalho. O acabamento pode ser classificado em primário ou grosseiro e secundário ou fino.
O acabamento grosseiro refere-se ao recontorno das restaurações, e, conforme o caso, pode demandar redução substancial de resina. O acabamento fino tem o objetivo de refinar margens, remover defeitos superficiais, riscos e tornar a superfície mais lisa. Enquanto isso, o polimento consiste na redução da rugosidade que fora provocada pelo acabamento, tornando a superfície mais reflexiva mimetizando o esmalte dental.
O processo de acabamento e polimento, além de criar restaurações mais naturais, é fundamental para que haja menor impregnação de corantes na restauração, menor acúmulo de resíduos através de uma superfície mais similar à fisiológica e maior tolerância dos tecidos periodontais que eventualmente contatam a restauração.
Embora ainda haja controvérsia quanto ao melhor momento para se realizar essas manobras (imediato ou tardio) e quanto ao uso ou não de refrigeração, sabe-se que discos de lixa, feltro e pastas de polimento contribuem no processo e estão sempre indicados, uma vez que haja acesso, estando associados ou não a outros meios como brocas finas e pontas de borracha para desgaste e polimento.
Os discos de lixa Diamond Pro estão disponíveis em quatro granulações (grossa, média, fina e extrafina). A cada restauração recomenda-se que se faça o uso de todas as granulações de modo sequencial (da grossa para a extrafina), sendo que desse modo o acabamento e pré-polimento podem ser estabelecidos facilmente.
Para o polimento, dependendo do material a ser polido, pode-se optar por uma ou outra pasta. A FGM dispõe de pastas de polimento que podem ser utilizadas sequencialmente, como, por exemplo, a Diamond ACI e ACII, baseadas em óxido de alumínio com grãos de 80 micrômetros e 30 micrômetros, respectivamente. Para um polimento ainda mais fino, sugere-se utilizar em sequência a Diamond Excel, uma pasta de diamante micronizado de granulação extrafina, na faixa de dois a quatro micrômetros.
Todas essas pastas podem ser utilizadas com os discos de feltro Diamond Flex, que são flexíveis e adaptam-se facilmente a superfícies irregulares, ou ainda os feltros Diamond, mais rígidos, mas que servem ao mesmo propósito.
A FGM possui a solução completa para acabamento e polimento para que suas restaurações fiquem naturais e você consiga extrair o máximo de performance das resinas compostas!
Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language