Flúor: o vilão das cáries

Quando bem utilizado, ele garante mais saúde ao sorriso dos pequenos

Famoso por sua capacidade de aumentar a resistência do esmalte dentário contra a desmineralização e consequente lesão de cárie, o fluoreto de sódio, é um grande aliado da saúde bucal das crianças. O produto auxilia ainda na remineralização de lesões em estágios iniciais, como as lesões de mancha branca ativa e na maturação pós-eruptiva, fortalecendo o dente recém-irrompido.

Para muitos pacientes infantis o flúor presente na água e nos cremes dentais é suficiente, no que diz respeito à prevenção da cárie. Em crianças com alto risco para o desenvolvimento da doença cárie, independente da idade, ele pode ser aplicado pelo cirurgião-dentista após consulta, exame clínico e avaliação de riscos. “Sua aplicação deve sempre vir acompanhada de um programa preventivo, sendo parte integrante da fase de educação, motivação e conscientização do paciente quanto à importância da saúde oral, controle da dieta, higienização correta e profilaxia profissional periódica”, explica a Professora da USP (Universidade de São Paulo), Dra. Sandra Kalil Bussadori, Expert em Flúor e Odontopediatria.

Os cremes dentais, especialmente para o público mirim, ajudaram a popularizar os benefícios do flúor. “Devido às suas vantagens, os cremes fluoretados são, frequentemente, indicados pelos dentistas. Os pais e pacientes precisam ser orientados quanto à quantidade de dentifrício recomendada, que é mínima, praticamente um grão de arroz”, aconselha a profissional.

O flúor é um importante aliado da Odontologia no controle e tratamento da doença cárie em seus estágios iniciais. A indicação da necessidade, do tipo de produto e da frequência da aplicação tópica de flúor deve ser individualizada e deve se basear na análise de risco e de atividade de doença cárie. Para cada uma das formas de apresentação do produto, existe uma correta aplicação. Vale lembrar que o flúor é um medicamento, e não deve ser utilizado sem necessidade.

fluor Prancheta 1 copia1 - Flúor: o vilão das cáries
Flúor Care

Solução

A FGM Dental Group é uma empresa líder na criação de produtos odontológicos de alta qualidade para dentistas profissionais. Um dos seus mais recentes lançamentos é o Flúor Care, um produto inovador especialmente formulado para Odontologia Pediátrica. O Flúor Care é uma espuma fácil de aplicar que não escorre nem causa náuseas. Com sabores deliciosos como tutti-frutti, chocolate, morango, uva e fresh, este produto é um aliado poderoso no tratamento da hipersensibilidade dentária. Descubra como o Flúor Care pode ajudar os seus pacientes pediátricos a terem dentes mais saudáveis e fortes.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language