Por Evelize Olimpio
Empreender é a palavra mais falada e desejada nos últimos tempos. Embora exista este desejo de trabalhar por si sem cumprir ordens e pensando em gerar empregos, independentemente do ramo, não basta erguer paredes e começar a atender.
Pensando nisso, a consultora de etiqueta e organização, Evelize Olimpo, e a FGM separaram algumas dicas que vão ajudar você, doutor, a montar um consultório mais interessante e receptivo.
A sala de espera
O ambiente de tratamento e recepção ao paciente não precisa ser aquela sala branca, com barulho e cheiro dos aparelhos e itens odontológicos. Precisa-se criar um ambiente aconchegante onde as pessoas se sintam à vontade para aguardar sua vez ou acompanhar um paciente.
Um aroma agradável, um sofá confortável e materiais para distração durante a espera fazem toda a diferença na escolha do profissional. Ter água ou qualquer outra bebida à disposição garante o acolhimento do cliente, deixando-o mais confortável até sua hora de atendimento.
Organização
A organização do ambiente é também muito importante. Tudo precisa estar no seu devido lugar, identificado, setorizado e de fácil acesso na hora do atendimento. A boca do paciente estará ocupada, mas os olhos estarão atentos a toda a movimentação do ambiente. Ter tudo à mão e identificado traz segurança para o paciente e credibilidade ao profissional.
Sua aparência também conta
Os olhos também percebem a aparência dos profissionais, tanto de recepção como os próprios dentistas. Cabelos presos, pele limpa e cuidada e roupa de cor leve garantem o equilíbrio para a segurança de quem será atendido.
Atenção ao paciente
Os ouvidos também ficam mais atentos quando o paciente está na cadeira para o tratamento. A atenção deve ser voltada ao paciente, pois aquele é o momento dedicado exclusivamente a ele. Conversas paralelas são dispensáveis na ocasião. Parece tão obvio, mas muitos se queixam destes fatores e deixam de frequentar o ambiente.
Tirar o projeto do papel dá bastante trabalho, mas, ninguém quer abrir um negócio com prazo determinado para fechar. Então, pense, repense, faça o balanço e lembre-se de levar as nossas dicas em consideração. Fazendo isso, seu paciente sairá satisfeito e com certeza irá indicar seus trabalhos aos amigos.