Como evitar que as bactérias invadam a sua escova de dentes

“Escova deve ficar pelo menos a um metro e meio de distância do vaso sanitário, bactérias presentes no ar na hora da descarga do vaso sanitário podem alcançar as escovas de dente sobre os gabinetes”

É comum ter aftas ou inflamações logo após bater com a ‘cabeça’ da escova de dentes na gengiva, durante escovações rápidas ou mais intensas. O que pouca gente sabe é que é grande o risco de contaminação das escovas de dente por bactérias, principalmente quando elas ficam expostas sobre a pia do banheiro ou mesmo dentro do armário.

Segundo a Academy of General Dentistry (Estados Unidos), o modo como as pessoas armazenam suas escovas de dente pode contribuir para a proliferação de bactérias e causar infecções, como gengivite. Pior ainda, a doença pode se espalhar entre os membros da família pelo contato entre as escovas.Ainda mais grave: bactérias presentes no ar na hora da descarga do vaso sanitário podem alcançar as escovas de dente sobre os gabinetes e, depois, se instalar na boca do usuário.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, pesquisas científicas detectaram presença até mesmo de coliformes fecais nas escovas de dentes.

“Muita gente se preocupa com a estética, mas ignoram princípios básicos de higiene bucal, como os simples cuidados com as escovas de dentes”.

escovacao dos dentes scaled e1689799606616 - Como evitar que as bactérias invadam a sua escova de dentes
Foto de Miriam Alonso

Conheça as principais recomendações para evitar contaminações com sua escova dental:

  1. Nunca compartilhe sua escova de dentes. Isso pode transmitir doenças como a gengivite e a cárie.
  2. Lave sua escova de dentes com bastante água depois de usá-la. Seque-a na posição vertical para evitar que as cerdas fiquem úmidas e acumulem bactérias.
  3. Não deixe sua escova de dentes de molho em soluções desinfetantes ou enxaguantes bucais. Isso pode danificar as cerdas e prejudicar a eficácia da escova.
  4. Não use soluções caseiras para limpar sua escova de dentes. Isso pode danificar o material da escova.
  5. Não guarde sua escova de dentes em um ambiente fechado ou com tampa. O ambiente úmido é propício à proliferação de bactérias.
  6. Mantenha o recipiente com as escovas de dentes pelo menos a um metro e meio de distância do vaso sanitário. Ao dar descarga, as bactérias presentes nas fezes podem ser ejetadas pelo ar e contaminar as escovas de dentes.
  7. Escove sempre os dentes antes de dormir. À noite, as bactérias presentes na boca se multiplicam mais rápido.
  8. Não se preocupe em comprar uma escova de dentes muito cara. O importante é que ela tenha cerdas macias e que alcance todos os dentes.
  9. Troque sua escova de dentes a cada quatro meses, no máximo. Com o tempo, as cerdas da escova vão se desgastando e perdendo a eficácia.

Fique atento!

Fonte: vyaestelar

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language