Conheça a tecnologia APS, novo conceito em polimerização

Três anos de estudos e muito conhecimento técnico aplicado e a FGM chegou à tecnologia APS (Advanced Polymerization System), apresentada ao público oficialmente na edição 2017 do CIOSP.

O sistema conta com uma fórmula que impede surpresas na coloração final dos trabalhos de restauração, colocação de coroas, além de uso de facetas e lentes de contato. Veja abaixo todos os diferenciais da tecnologia APS.

Baixa interferência na cor do material:

Diferentemente da canforoquinona, que aumenta significativamente o tom amarelado nos compósitos, o APS praticamente não possui cor e assim permite que os compósitos que o contém tenham visualmente a mesma cor antes e depois de polimerizados. Na prática, a grande vantagem é poder prever a cor final da restauração mesmo antes de fotopolimerizá-la, dispensando a tradicional prova de cor ou a necessidade de prever a perda de amarelo dos compósitos convencionais.

Para demonstrar a mudança de cor de compósitos que contêm ou não APS, fez-se um experimento simples, porém esclarecedor. Uma amostra em forma de disco com 1mm de espessura foi fotografada sequencialmente em 3 estados: A) não fotopolimerizado, B) fotopolimerizado apenas na porção superior e C) totalmente fotopolimerizado.

composito com aps vs convencional

Percebe-se que o compósito contendo APS não apresenta mudança de cor visual enquanto que o outro torna-se visivelmente
mais claro.

Aumento no grau de conversão:

A combinação sinérgica de diferentes fotoiniciadores permite que o processo de polimerização dos monômeros metacrílicos ocorra de maneira
mais eficiente, aumentando o grau de conversão dos polímeros formados.

Aa23 01

Para este ensaio, os adesivos foram aplicados em dentina de acordo com as recomendações de cada fabricante. Então, foram restaurados com resina composta (Opallis, FGM) e, após 24 horas de estocagem em água, foram fatiadas. Cada fatia foi polida e lavada abundantemente antes de ser levada ao aparelho que mensura o grau de conversão (espectroscopia micro-Raman). A fatia é colocada dentro do aparelho e através de uma objetiva a região da camada híbrida é centralizada para a aplicação de um laser de neon (532nm). Esta aplicação é realizada em diferentes pontos da interface. Como medida de comparação, uma gota de adesivo não polimerizado é colocado em um anteparo e o mesmo laser é aplicado para a obtenção de uma referência. As diferenças entre os picos alifático e aromáticos antes e depois da fotopolimerização são utilizados para o cálculo do grau de conversão.

Percebe-se que o adesivo Ambar APS obteve o mais alto grau de conversão entre os materiais avaliados, com um acréscimo de mais de 10 pontos percentuais no grau de conversão se comparado ao adesivo Ambar sem APS. Quanto maior o grau de conversão, maiores as propriedades intrínsecas do material, o que no caso de um adesivo, certamente impactará em uma menor degradação da interface ao longo do tempo.

Aumento do tempo de trabalho:

Por ser uma composição balanceada e de pouca coloração, o APS possui pouca sensibilidade à luz ambiente e assim proporciona maior tempo de manipulação e trabalho aos produtos. Isso significa que, à luz ambiente ou mesmo com à luz do refletor direcionada ao dente, o profissional terá mais tempo para esculpir restaurações, o que é muito interessante em casos que demandam alta estética.

Aa23 02

Este ensaio de calorimetria diferencial de varredura (DSC) foi realizado com a amostra exposta a uma fonte de luz com intensidade de 10.000 LUX, similar à luz emitida pelos refletores de equipamentos odontológicos. Sendo assim, este ensaio simula o tempo de trabalho que diferentes resinas apresentam quando da confecção de uma restauração na qual se usa a luz do refletor odontológico como iluminação direta.

Percebe-se no gráfico de DSC que o sistema APS proporciona para a resina Vittra APS um maior tempo de trabalho (aproximadamente 8 minutos) quando comparado a concorrentes com sistemas iniciadores convencionais. A curva menos inclinada do compósito Vittra APS indica ainda que sua reação de polimerização é bem menos intensa que a dos demais produtos, confirmando sua menor sensibilidade a esta exposição de luz.

Descubra os principais benefícios do APS adicionado aos produtos FGM: 

Aps 2 01

O compósito de última geração da FGM não apresenta mudança de cor e opacidade perceptíveis visualmente após sua polimerização. Isso confere ao profissional um nível excelente de previsibilidade, que pode ser decisivo para escolher a cor e opacidade corretas para o caso, inclusive durante sua confecção, caso seja necessário. Ainda, o APS contribui para incrementar as propriedades mecânicas do compósito, que superam em vários aspectos as de seus principais concorrentes.

Aps 2 02

A fidelidade de cor de um agente cimentante é uma característica muito importante para essa classe de materiais, particularmente se considerarmos lâminas muito finas como facetas ou lentes de contato cerâmicas. A incorporação de APS no cimento Allcem Veneer permite que a mudança de cor antes/após fotopolimerização seja praticamente imperceptível, o que provê maior segurança no momento da cimentação, já que o profissional saberá, ainda antes de cimentar definitivamente a peça, como esta irá se combinar com a cor do cimento.

Aps 2 03

Além da marcante capacidade adesiva pela presença do MDP, o Ambar APS apresenta imperceptível interferência na cor da camada adesiva. A exclusiva tecnologia APS também confere um aumento do grau de conversão, gerando um polímero ainda mais resistente.

Ambar Aps 01

Figuras 6a a 6c: gotas de Ambar APS (6a) e concorrentes sem APS (6b e 6c). Note que o sistema APS é capaz de tornar o adesivo praticamente incolor, com mínima interferência na cor durante a restauração ou cimentação.

Somando-se a todos os benefícios estéticos e funcionais que o sistema traz, há ainda o fato de que APS não exige nenhum fotopolimerizador especial, isto é, pode ser polimerizado com todas as classes de equipamento (LED monocromático, arranjos de LED policromáticos, lâmpadas halógenas, Lasers, etc.).

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language