Como manter a limpeza dos dentes durante a Páscoa

As dicas da especialista Vivian Gaspar são importantes para não acabar a Páscoa na cadeira do dentista com uma inconveniente cárie. O feriado da Páscoa é sinônimo de alegria e momento para se deleitar com a variedade de chocolates que podem ser encontrados em cada esquina.
O histórico de chocolates no cotidiano brasileiro pode até ser comprovado pelas estatísticas.
O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo, atrás apenas do Reino Unido, cuja produção é de em torno 30 mil toneladas. O consumo médio de chocolate, per capita no Brasil, é de 2,12 quilos por habitante.
Porém, a festa pode acabar mais cedo se alguns cuidados não forem tomados. Saiba quais são os problemas dentários mais comuns nessa época e como evitá-los com a ortodontista Vivian Gaspar:
Horário certo para se deliciar
Comer o chocolate logo após as refeições principais e escovar os dentes até 15 minutos depois. Após as refeições, a placa bacteriana começa a agir em 15 minutos. Se em até 15 minutos o alimento não for retirado dos dentes, as bactérias começam a produzir o ácido que vai atacar o dente (o açúcar é o substrato que elas procuram).
Evite comer chocolate e doce antes de dormir. Quando dormimos,o fluxo salivar diminui. Durante o dia, o “banho” constante de saliva ajuda na limpeza. À noite, como a boca fica mais seca, é “pecado” dormir sem escovar os dentes!
O chocolate ideal para os dentes
Segundo Vivian Gaspar, deve-se dar preferência aos chocolates meio amargo e ao leite, que têm menos açúcar do que os brancos. Evitar também os mais grudentos, recheados com caramelo, brigadeiro e crocante. Eles grudam nos dentes e são mais difíceis de remover.
Quem usa aparelho ortodôntico tem uma preocupação a mais: a Páscoa registra o maior número de quebra de aparelho por causa de ovo crocante. Tudo o que gruda e puxa é ruim para o aparelho. Sugestão: comer só os chocolates puros.
Escovação ideal para crianças e adultos
1. Passe o fio dental entre todos os dentes. Ele vai ajudar a abrir espaço para as cerdas da escova penetrarem;
2. Comece a escovar a parte de cima dos dentes, em movimento
de vaivém (“trenzinho”);
3. Agora a parte lateral dos dentes: incline a escova (num ângulo de 45°) e, em movimentos circulares, escove de dois em dois dentes. Isso deve ser feito nas duas laterais do dente (dentro e fora);
4. Para escovar a parte interna dos dentes da frente, passe as cerdas de cima para baixo (ou o contrário);
5. Uma boa escovação deve durar pelo menos 3 minutos.
O uso do fio dental também é obrigatório
O uso do fio dental é imprescindível a partir da dentição permanente. Crianças com dentes de leite também devem usá-lo caso os dentes sejam muito próximos uns dos outros. Os pais devem ajudar as crianças a utilizar corretamente o fio, pois elas ainda não têm coordenação suficiente.
Dica: fazer bochecho com água depois de usar o fio dental e antes de escovar os dentes
Email
LinkedIn
Telegram
Facebook

Outros artigos do blog

Artigos de Estética

Artigos de Clareadores

Artigos de Implantes

Artigos de Biomateriais

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language