Como manter a limpeza dos dentes durante a Páscoa

As dicas da especialista Vivian Gaspar são importantes para não acabar a Páscoa na cadeira do dentista com uma inconveniente cárie. O feriado da Páscoa é sinônimo de alegria e momento para se deleitar com a variedade de chocolates que podem ser encontrados em cada esquina.
O histórico de chocolates no cotidiano brasileiro pode até ser comprovado pelas estatísticas.
O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo, atrás apenas do Reino Unido, cuja produção é de em torno 30 mil toneladas. O consumo médio de chocolate, per capita no Brasil, é de 2,12 quilos por habitante.
Porém, a festa pode acabar mais cedo se alguns cuidados não forem tomados. Saiba quais são os problemas dentários mais comuns nessa época e como evitá-los com a ortodontista Vivian Gaspar:
Horário certo para se deliciar
Comer o chocolate logo após as refeições principais e escovar os dentes até 15 minutos depois. Após as refeições, a placa bacteriana começa a agir em 15 minutos. Se em até 15 minutos o alimento não for retirado dos dentes, as bactérias começam a produzir o ácido que vai atacar o dente (o açúcar é o substrato que elas procuram).
Evite comer chocolate e doce antes de dormir. Quando dormimos,o fluxo salivar diminui. Durante o dia, o “banho” constante de saliva ajuda na limpeza. À noite, como a boca fica mais seca, é “pecado” dormir sem escovar os dentes!
O chocolate ideal para os dentes
Segundo Vivian Gaspar, deve-se dar preferência aos chocolates meio amargo e ao leite, que têm menos açúcar do que os brancos. Evitar também os mais grudentos, recheados com caramelo, brigadeiro e crocante. Eles grudam nos dentes e são mais difíceis de remover.
Quem usa aparelho ortodôntico tem uma preocupação a mais: a Páscoa registra o maior número de quebra de aparelho por causa de ovo crocante. Tudo o que gruda e puxa é ruim para o aparelho. Sugestão: comer só os chocolates puros.
Escovação ideal para crianças e adultos
1. Passe o fio dental entre todos os dentes. Ele vai ajudar a abrir espaço para as cerdas da escova penetrarem;
2. Comece a escovar a parte de cima dos dentes, em movimento
de vaivém (“trenzinho”);
3. Agora a parte lateral dos dentes: incline a escova (num ângulo de 45°) e, em movimentos circulares, escove de dois em dois dentes. Isso deve ser feito nas duas laterais do dente (dentro e fora);
4. Para escovar a parte interna dos dentes da frente, passe as cerdas de cima para baixo (ou o contrário);
5. Uma boa escovação deve durar pelo menos 3 minutos.
O uso do fio dental também é obrigatório
O uso do fio dental é imprescindível a partir da dentição permanente. Crianças com dentes de leite também devem usá-lo caso os dentes sejam muito próximos uns dos outros. Os pais devem ajudar as crianças a utilizar corretamente o fio, pois elas ainda não têm coordenação suficiente.
Dica: fazer bochecho com água depois de usar o fio dental e antes de escovar os dentes
Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress