Clareamento com água oxigenada? Saiba por que não é indicado!

Na busca por dentes mais claros, muitas pessoas acabam buscando alternativas caseiras na própria internet, em vez de procurar a ajuda de um profissional. Uma das dicas que mais tem gerado dúvidas é aquela sobre o clareamento com água-oxigenada. Isso porque, conforme os materiais divulgados em forma de correntes via e-mail ou redes sociais, a água oxigenada tem o poder de deixar os dentes mais claros apenas com um bochecho diário de uma colher de sobremesa do produto por um minuto.

Antes de tudo, é preciso explicar que, apesar de a água-oxigenada ser peróxido de hidrogênio – mesma solução usada por dentistas para clarear os dentes –, a sua concentração é muito baixa, geralmente 3%, e isso não trará a eficácia dos produtos clareadores produzidos em forma adequada (gel) e com concentrações maiores do peróxido de hidrogênio.

Para produzir o clareamento, o produto deve ficar no mínimo uma hora em contato com os dentes, o que não é possível com uma solução para bochecho. A forma de aplicação também deve ser em gel para que o contato seja apenas com os dentes, sem o risco de extravasamentos excessivos para os tecidos moles. Além disso, os géis clareadores indicados pelos dentistas são aplicados com a ajuda de uma barreira gengival ou moldeira criada sob medida para cada arcada dentária.

Esses cuidados não podem ser tomados na técnica da água-oxigenada, que é simplesmente usada sem nenhuma proteção, prática que pode provocar irritabilidade e, a longo prazo, até gerar lesões mais sérias, como potencializar o efeito de agentes indutores carcinógenos na boca, garganta, esôfago, estômago e intestino.

Assim, para um clareamento dental com ótimos resultados e com a maior segurança, é sempre aconselhado contar com a ajuda do dentista, profissional que tem domínio da técnica, que sabe como lidar com possíveis reações adversas e que também pode auxiliar em relação a todas as dúvidas do paciente, já que passou por estudos específicos sobre o clareamento dental.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language