Caso com ampla destruição coronária da região cervical

Dr Fabio Lorenzoni

Caso

Paciente compareceu ao consultório odontológico relatando a frequente descimentação da coroa provisória do dente 21, a qual tinha um pino provisório cimentado dentro do conduto radicular.

Foi empregado um Pino de fibra de vidro Whitepost DCE 2.0, cimentado com AllCem Core e empreguei o Ambar Universal APS como sistema adesivo. O munhão do pino de fibra de vidro foi reconstruído com resina composta Vittra DA2.

Posteriormente, o paciente solicitou que um clareamento fosse realizado.

Depois, foi estabelecido um planto de tratamento que envolveu a cimentação de uma coroa de dissilicato de Lítio no dente 21, sendo que os dentes 13, 12, 11, 22, e 23 receberam a cimentação de facetas confeccionadas com Brava Block cor LTA2.

As facetas foram cimentadas com AllCem Veneer e a coroa foi cimentada com AllCem Core. O adesivo empregado foi o Ambar Universal APS em ambos os casos.

Galeria

1

Fig. 1. Imagem clínica frontal inicial. Note a falta de acabamento e polimento das superfícies vestibulares dos dentes anteriores (o paciente tinha removido o aparelho ortodôntico a poucos dias) e qualidade da coroa provisória.

1

Fig. 2. Imagem de Rx periapical aonde é possível observar que este dente tinha um pino metálico provisório cimentado no canal radicular, o qual necessitava ser substituído.

1

Fig. 3. Imagem frontal do remanescente coronário (bastante escurecido) após a remoção da coroa provisória e do pino metálico provisório.

1

Fig. 4. Imagem incisal do remanescente coronário. Note que o canal radicular (especialmente no terço cervical) apresentava-se bastante alargado. O preparo protético do remanescente coronário (chanfrado) foi efetuado antes da cimentação do pino de fibra de vidro.

1

Fig. 5. Imagem do Rx periapical apresentando a profundidade de desobstrução do canal radicular.

1

Fig. 6. Imagem incisal aonde é possível observar o relacionamento entre as paredes do pino de fibra de vidro Whitepost DC-E 2.0 e as paredes internas do canal radicular, especialmente na região cervical. Observe que a espessura da linha de cimento será reduzida devido ao diâmetro maior deste pino de fibra de vidro, pois os pinos Whitepost DC-E apresentam diâmetro maior na sua porção cervical, quando comparado aos pinos Whitepost DC.

1

Fig. 7. Imagem frontal aonde é possível ver o relacionamento do pino de fibra de vidro com o remanescente coronário.

1

Fig. 8. Após o condicionamento com ácido fosfórico Condac C 37% (FGM) na dentina radicular por 15s, seguido pela lavagem deste ácido por mais 15 segundos com água, a dentina radicular foi tratada com o Sistema Adesivo Ambar Universal APS, com esfregaço ativo durante 20 s (repetido por duas vezes). Após a evaporação do solvente e a remoção do excesso de adesivo com um cone de papel absorvente, o adesivo foi fotoativado por 40s. Após isto, o cimento resinoso dual Convencional AllCem Core foi aplicado no interior do canal radicular por meio da sua ponteira aplicadora. Posteriormente o pino de fibra de vidro foi inserido no canal radicular e após a remoção dos excessos, o cimento foi fotoativado por 40 s, tanto na face vestibular quanto na face palatina.

1

Fig. 9. Um munhão de resina composta foi construído com a resina composta Vittra APS DA2. Este munhão seguiu os princípios de retenção e estabilidade dos preparos protéticos.

1

Fig. 10. Ainda com isolamento absoluto, o dente foi preparado seguindo os princípios protéticos. Cuidado deve ser dado ao fato que alguns diques de borracha produzem uma grande retração tecidual e isto pode desorientar o profissional com relação a alocação da margem do preparo no interior do sulco gengival. Desta forma, recomenda-se fazer a inserção da margem intrasulcular após a remoção do dique de borracha.

1

Fig. 11. Vista incisal mostrando a face palatina do preparo protético.

1

Fig. 12. Imagem de Rx periapical após a cimentação do pino de fibra de vidro.

1

Fig. 13. Os dentes anteriores foram polidos e posteriormente clareados com Whiteness HP.

1

Fig. 14. Imagem frontal apresentando os dentes 13, 12, 11, 22 e 23 preparados para faceta e o dente 21 preparado para coroa total. Os preparos para facetas foram minimamente invasivos.

1

Fig. 15. Imagem frontal dos laminados usinados em Brava Block LT A2 e a coroa usinada em E.max Cad LT A1, a qual foi posteriormente pigmentada para se obter cores similares entre a resina e a cerâmica. Note que mesmo empregando uma cerâmica de baixa translucides ainda foi possível observar uma tom acinzentado na região cervical do dente, o que está relacionado com o escurecimento extremo da raiz.

1

Fig. 16. Imagem frontal após a cimentação dos laminados com o cimento AllCem Veneer APS na cor OW. A cimentação da coroa foi realizada com o cimento resinoso dual convencional AllCem Core na cor Opaque Pearl.

1

Fig. 17. Imagem frontal com o lábio em repouso aonde é possível notar que o escurecimento acinzentado não é visível. Adicionalmente, note a similaridade da cor final obtida entre a associação de cerâmica e resina composta.

 

logo ofertas - Caso com ampla destruição coronária da região cervical

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language