Aprenda a cuidar dos dentes no inverno

O inverno está chegando e, com ele, todas as delícias que mantém o corpo quente em qualquer hora do dia. Chá, capuccino, vinho são ideais para as temperaturas mais baixas e, ao mesmo tempo, inimigos do sorriso branco. Os pigmentos dessas bebidas mancham os dentes e podem comprometer tratamentos para clarear o sorriso.

Mas isso não quer dizer que será preciso abrir mão da comida típica do inverno. Normalmente, os pigmentos de bebidas e alimentos causam as manchas extrínsecas que são superficiais e que saem com escovação ou limpeza no dentista. Já nas intrínsecas, há um processo de alteração da estrutura da dentina e/ou esmalte que permitem que a mancha seja mais profunda.

O café, por exemplo, tomado sem açúcar ou com adoçante, só suja superficialmente os dentes, e é removido com a higiene bucal diária. Já o café com açúcar promove descalcificação pelo acúmulo de placa e mancha mais. Além do açúcar, a acidez também prejudica os dentes. “O vinho tinto, por exemplo, escurece os dentes, mas bebidas com pouco corante também causam grande erosão nos dentes por serem mais ácidas”, diz o dentista Joel Mauri dos Santos, especialista em estética.

Segundo o especialista, o ideal é aguardar 40 minutos após a ingestão para escovar os dentes, pois o processo de escovação é abrasivo e pode acentuar o desgaste. Também é fundamental cuidar da higiene bucal e moderar o consumo de alguns alimentos. “Aconselha-se o uso de canudinhos ao ingerir alimentos ácidos, para que o dente entre menos em contato com substâncias que podem danificá-lo; após a ingestão deve-se lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva”, recomenda a dentista Oneida Toledo Werneck Herédia, presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral.

Joel dos Santos completa: “Visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano é imprescindível, pois só ele conseguirá fazer uma avaliação precisa e recomendar outras formas de limpeza e clareamento, quando for o caso”.

Confira a lista com os 10 principais vilões para um sorriso branco:

– Café preto;
– Chá preto;
– Vinho tinto;
– Quentão;
– Refrigerantes à base de cola;
– Beterraba;
– Açaí;
– Chimarrão;
– Cigarro.

Fonte: Terra.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language