Tudo o que você precisa saber sobre implantes dentários

Primeiramente vamos esclarecer o que é implante dentário. Como já dito anteriormente em um post aqui no site, implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados  diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante do osso. Vejamos então o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

É possível colocar um Implante sem fazer NENHUM corte?

MITO! A verdade é que existe uma técnica que passou a ser chamada por alguns de “Implantes sem cortes”, porque o procedimento não faz cortes exploratórios na gengiva, é bem menos invasivo. Mas é feito sim um corte pequeno por onde passará o implante. Nesta técnica, toda a cirurgia é montada antecipadamente no computador através de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente e softwares específicos. O planejamento prévio diminui as chances de erro e evita que o cirurgião corte toda a extensão da gengiva do paciente para examinar o osso e escolher os locais para a perfuração e a colocação do implante.

Somente idosos podem colocar implante?

MITO! Esta é uma opção viável para qualquer pessoa acima de 17 anos (momento em que termina o processo de formação dos ossos da face), que não tenha problemas de saúde e que tenha perdido algum dente.

Quem usa dentadura pode colocar implante?

Sim! Pacientes usuários de dentaduras podem optar pela instalação de implantes, deixando de usar uma prótese removível, passando a ter uma prótese fixa.


Após a perda do dente, um implante deve ser colocado o mais rápido possível?

VERDADE! Como consequência da falta do dente, com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz ou pode ser necessário a realização de um enxerto ósseo.

O organismo pode rejeitar o implante?

MITO! Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Geralmente a perda de um implante se dá por processo infeccioso ou por má qualidade óssea.

É possível fazer o implante de todos os dentes?

VERDADE! Existem próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. Agora também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada.

(Via Odonto Ágape)

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.