Reabilitação oral utilizando implante dentário e prótese sobre implante no fluxo digital

Prof. Dr. Augusto Bessa

Caso clínico

Paciente B.R.S. compareceu à clínica odontológica com fratura radicular no elemento 46. Após o exame clinico e tomográfico, foi feito o planejamento reverso para a remoção do elemento e instalação do implante imediato. O sistema de implante escolhido foi o Arcsys da FGM Dental Group, visto que, dentre várias importantes características, apresenta uma macrogeometria muito favorável (figura 1) para a instalação imediata, como o caso em questão.

1

Figura 1: Macrogeometria diferenciada do Arcsys FGM

Importante ressaltar que, em casos de implantes imediatos em molares, o posicionamento tridimensional do implante deve ser no septo do remanescente ósseo após a exodontia, em razão da melhor distribuição das forças mastigatórias na mesa oclusal. Além disso, em função de o diâmetro do implante ser menor que o das raízes, há necessidade de se realizar o preenchimento do Gap existente. Particularmente, para isso, preconizamos a utilização do Nanosynt da FGM Dental Group, material sintético à base de fosfato de cálcio bifásico (60% de hidroxiapatita e 40% de ß-fosfato tricálcico), por terem uma lenta reabsorção e uma alta porosidade, favorecendo a vascularização, a fixação de osteoblastos e a deposição óssea. Já para manter o arcabouço dos tecidos moles periféricos do alvéolo, customizamos o cicatrizador de peek (polímero de alta resistência), acrescentando a Resina Opallis Flow. (Todos os passos da cirurgia estão descritos na figura 2).

1

Figura 2: Sequência da etapa cirúrgica

Após 4 meses de espera para a remodelação óssea do alvéolo e a osseointegração do implante, segue o planejamento da etapa protética, realizada no fluxo digital. Para o escaneamento, foi utilizado o scan body (transfer digital) do pilar Arcsys (figura 3).

1

Figura 3: Pilar em posição (à esquerda) e scan body em posição no pilar (à direita).

Sabendo que a biblioteca dos implantes e componentes Arcsys estão disponíveis nos softwares da 3Shape, o cadista planejou, desenhou e fresou uma coroa de zircônia monolítica, seguindo dessa forma o fluxo digital (figura 4).

1

Figura 4: Etapa laboratorial no fluxo digital.

Após o isolamento do parafuso com o teflon, uma ótima opção para fechamento do orifício da passagem do parafuso na coroa parafusada sobre implante é utilizar a Resina Vittra APS Unique. Essa resina composta apresenta alta estética com verdadeiro efeito de transmissão de cor: capta e reflete a cor do remanescente dental. Como adesivo da resina Vittra APS Unique para fechamento de orifícios em próteses sobre implante parafusados, utilizamos o Ambar Universal APS, por apresentar algumas características importantes, tais como: adesão a diferentes tipos de superfície; BPA Free – garantindo segurança e saúde; aspecto incolor: não interfere na estética dos procedimentos de restauração e cimentação, propiciando a obtenção de excelente resultado final (figura 5).

1

Figura 5: fechamento do orifício da prótese sobre implante parafusada.

Através desse relato de caso clínico ficou evidenciado que podemos alcançar um ótimo resultado funcional e estético nas reabilitações orais, com a utilização de implante dentário e prótese sobre implante no fluxo digital.

Materiais utilizados neste caso clínico:

– Implante Arcsys 3.8 x 8,0mm;
– Nanosynt granulação 200 a 500μm;
– Cicatrizador peek;
– Resina Composta Flow Opallis;
– Scan Body de pilar Arcsys;
– Ambar Universal;
– Resina Composta Vittra APS Unique.

Bibliografia

1) Catálogo de produtos da FGM Dental Group
2) Regeneração Óssea Guiada na Implantodontia
Daniel Buser – Quintessence Editora – 2010
3) Regeneração Guiada Tecidual
Mauro Cruz – Editora Santos – 2006
4) Enxertos ósseos em Implantodontia
Jean-François Tulasne e Andreáni – Quintessence Editora – 2010
5) Enxertos Ósseos em Implantodontia
Reanato Mazzonetto et al. – Napoleão Editora – 2012
6) Transplantes Ósseos na Implantodontia
André Antonio Pelegrine et al. – Napoleão Editora – 2008
7) Catálogo de produtos da FGM https://www.fgm.ind.br/site/produtos/implantesbiomateriais/
substituicao-ossea-nanosynt/
8) Choukroun, J. (2001) Une opportunit_e en paroimplantologie: le PRF.
Implantodontie, 42, 55– 62. French..
09) Pan J, Xu Q, Hou J, Wu Y, Liu Y, Li R, Pan Y, Zhang D. Effect of platelet-rich
fibrin on alveolar ridge preservation: A systematic review. J Am Dent Assoc 2019; 150:
766-78. doi: 10.1016/j.adaj.2019.04.025.

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language