Reabilitação oral realizada através das técnicas mais modernas da regeneração óssea e cirurgia guiada

Capa Blog Artigo Bessa 02 1208x423

Autor: Professor Doutor Augusto Bessa

Introdução

A técnica de cirurgia guiada é uma opção que, além de agregar valor ao seu atendimento, também lhe possibilita cirurgias mais precisas e menos invasivas. Desde o surgimento da técnica guiada, muitas adversidades já foram superadas e, com o avanço da técnica e de novas tecnologias, nunca foi tão simples e acessível proporcionar este tipo de tratamento ao paciente. Divido com vocês o relato abaixo, no qual consegui um resultado muito interessante na instalação do implante e da prótese, assim como a satisfação do paciente com o pós-operatório.

Relato de caso

O paciente Sr. M.A.P.S. compareceu a nossa clínica privada necessitando realizar uma reabilitação oral no elemento 15. Clinicamente, apresentava o elemento com a coroa fraturada na palatina e, no exame de imagem, constatou-se uma extensa deiscência óssea na tábua vestibular e uma lesão periapical (Figura 1).

1

Figura 1: comprometimento da tábua óssea vestibular no elemento 15

Foi realizado a remoção do elemento em questão e realizada a preservação óssea alveolar utilizando o substituto ósseo Nanosynt, associado ao PRF agregagado plaquetário, no formato de PRF BLOCK. (Figura 2).

2

Figura 2: PRF BLOCK realizado com o substituto ósseo Nanosynt.

Após 6 meses, nova tomografia foi solicitada e observou-se uma imagem radiopaca sugestiva de neoformação óssea na região (Figura 3).

3

Figura 3: Imagem sugestiva de neoformação óssea na região do elemento 15.

Os arquivos DICOM e STL do paciente foram encaminhados ao Planning Center (Figura 4) para a confecção de uma guia cirúrgica prototipada (Figura 5) para a Cirurgia Guiada Arcsys (CGA).

4

Figura 4: Planejamento de Cirurgia Guiada Arcsys. Nota-se que os implantes FGM encontram-se disponíveis na biblioteca da 3SHAPE.

Fotos Artigos Cga Bessa.005 300x171

Figura 5: Guia Cirúrgica Prototipada

A Literatura atual descreve algumas importantes vantagens para a realização de Cirurgia Guiada: possibilidade de operar o paciente sem incisões e descolamentos de fibromucosa, diminui muito o sangramento, conforto ao paciente e correto posicionamento tridimensional dos implantes, otimizando os resultados protéticos.

E, especificamente sobre o sistema de Cirurgia Guiada Arcsys podemos ainda citar algumas outras vantagens como: possibilidade de compensação utilizando apenas 1 chave; possibilidade de utilizar implante short; e brocas CGA Small menores.

Foi realizada a cirurgia guiada e fica nítida o mínimo trauma e conservadorismo desse tipo de cirurgia (figura 6).

1

Figura 6: Mínimo trauma da cirurgia guiada.

No planejamento virtual constatou-se que para uma congruência entre a qualidade/quantidade óssea e saída protética, a angulação de 8 graus do componente protético seria um fator importante para a longevidade protética. Nota-se essa possibilidade de customização da angulação entre 0 a 20 graus nos componentes protéticos do Sistema Arcsys FGM (figura 7) e, como um torque alto foi alcançado, o componente protético planejado já foi instalado (figura 8).

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.