Por que não utilizar cimentos duais em facetas?

Autora: Dra. Andréia Luiza Gabriel

Porque é necessário testar a cor do cimento.

A cimentação garante a união das peças protéticas à estrutura dental com preparos mínimos ou nenhum preparo do substrato dental. Os agentes cimentantes são elementos importantes para a finalização da cor dos trabalhos instalados. O emprego de um cimento capaz de manter a cor e a translucidez inicialmente planejados é de suma importância na manutenção estética alcançada. Estudos revelam uma maior estabilidade cromática em longo prazo dos cimentos fotoativados, pois estes não sofrem a oxidação de agentes químicos presentes no modo dual. Com o tempo há uma tendência que os cimentos resinosos duais comecem a se tornar mais amarelos. Com a menor espessura, essa alteração de cor pode influenciar na cor final, podendo causar desconforto e consequente insatisfação do paciente com o tratamento.

O cimento fotoativado não contém amina terciária, responsável pela alteração de cor do cimento após o envelhecimento. Esse fator interfere na longevidade de peças com pouca espessura em virtude de que qualquer alteração na cor do cimento irá transparecer na peça, prejudicando o resultado final. Além disso, a espessura das lentes de contato não interfere na passagem de luz do aparelho fotoativador, portanto, esses materiais polimerizam adequadamente nesta situação clínica.

Post Blog Porque Nao Utilizar Cimentos Duais Em Facetas 2 1500x844

É interessante citar o uso das pastas Try-In, antes da cimentação, visto que as mesmas possibilitam ao profissional, fazer um teste da cor do cimento na hora da prova da faceta. Esse tipo de procedimento antes da cimentação, evita um dos erros mais frequentes, que é a diferença de cor entre a cerâmica e o substrato dentário.

Post Blog Porque Nao Utilizar Cimentos Duais Em Facetas

Fotos gentilmente cedidas pelo Prof. Dr. Carlos Francci.

Um adequado planejamento, associado à realização de teste de cor e à escolha do cimento são fundamentais para a obtenção de um resultado final estético e harmonioso.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language