Pinos de fibra de vidro: versatilidade, adaptação e resistência mecânica

Nos dias atuais, nos deparamos com um novo desafio, uma avalanche de divulgação com fraquíssima evidência e total ausência de suporte longitudinal de que usar pinos de fibra de vidro é coisa do passado e desnecessário. Ou seja, tentar vincular na juventude de que, se usa pino você não está atualizado.

Restaurar dentes tratados endodonticamente é um dos maiores desafios que o clínico enfrenta na rotina da prática odontológica. Na década passada, evidenciamos uma corrente importante de questionamento de procedimentos que utilizavam pinos pré-fabricados metálicos rosqueados ou de núcleos moldados e fundidos suportados por pesquisas laboratoriais e estudos clínicos. Grande parte dessa evidência foi construída por grupos da odontologia brasileira.

Uso esse artigo para reforçar a você, clínico geral e especialista que mimetizar a estrutura dental durante o procedimento restaurador é importante e recomendado, lançar mão de adesão bem construída associada a materiais com propriedades mecânicas similares à dentina e ao esmalte, potencializarão o sucesso biomecânico e, por conseguinte a longevidade.

Porém, a biomecânica do aparelho estomatognático não mudou, dentes com pouca estrutura terão, na região do limite coronário, elevada concentração de tensões, o que favorece o aparecimento de falhas por fratura ou deslocamento. Neste contexto,estabelece-se a necessidade de uso inequívoco de pinos de fibra de vidro corretamente cimentados no interior de canais, principalmente em dentes anteriores e pré-molares com ausência de remanescente coronário.

pinos de fibra de vidro FGM

O mercado odontológico mundial está repleto de opções de pinos com diferentes geometrias, tamanhos e composições. Falar do Whitepost System é, para mim, um resgate de parte importante que eu e meu grupo construímos ao longo desses 20 anos e, ao mesmo tempo, destacar o papel do avanço da odontologia brasileira também por meio de sua indústria. O respeito mundial conseguido por produtos brasileiros como o Whitepost System é orgulho para nossa odontologia.

Este sistema possui característica ímpar de grande versatilidade, conseguida por 8 tamanhos no sistema DC e DCE e agora no DC FIT 0.4, que possibilita ao clínico adaptar o melhor formato ao canal aliviado, reduzindo a capacidade de desgaste de dentina radicular sadia.

Reflexo da versatilidade, padronização e resistência mecânica

A conicidade apical também contribui para essa perfeita adaptação ao canal de forma conservadora. Os diferentes diâmetros na porção cilíndrica coronária potencializam a resistência mecânica.

Outra característica importante observada em nossos estudos é a adequada radiopacidade dos pinos Whitepost System, que é fundamental para a checagem da adaptação e para melhor orientar a proservação do procedimento restaurador.

Destaco a importância de uso de pinos com superfície lisa, que resulta em maior resistência, com design que acompanhe a tendência conservadora da endodontia contemporânea, isso está presente no contexto geral do Whitepost System e de forma destacada no pino FIT 0.4.

pinos de fibra de vidro FGM

Ao mesmo tempo, crescem as opções de sistemas de pinos no mercado nacional, recentemente analisamos a padronização no processo de confecção industrial com análise da dimensão apical, comprimento, conicidade e geometria reprodutível e coerente com as especificações transcritas nas embalagens dos produtos, volume e distribuição de fibras, resistência mecânica, radiopacidade.

Os resultados do Whitepost System são destacáveis, apresenta-se como o sistema com maior versatilidade, nenhum outro sistema possui a diversidade de tamanhos e dimensões coronárias. E esta versatilidade vem acompanhada de elevada padronização em todas as medidas dos pinos, principalmente no limite apical. Isto traduz ao clínico a tranquilidade de que, ao realizar o preparo com a respectiva broca de cada pino, ele apresentará adaptação perfeita à luz do canal radicular.

Evidenciamos também diferença marcante na padronização das dimensões e da microgeometria do Whitepost System, quando comparado a outros sistemas nacionais, com ausência de fibras danificadas, com limites de corte bem definidos na porção, que gera segurança e previsibilidade de desempenho.

Reforço e destaco esse importante conceito: “O uso de pinos de fibra de vidro é essencial quando falta retenção coronária”, para ter a convicção do que expresso nesse texto está por traz mais de 20 anos de pesquisas e tomadas de decisões clínicas na restauração de dentes tratados endodonticamente. Fazer uso de sistema como o Whitepost System, que alia de forma singular, boa radiopacidade, excelente padronização de confecção, elevada resistência mecânica e versatilidade de tamanhos é certeza de previsibilidade e segurança de sucesso.

Confira estudos e comprovações científicas sobre Whitepost System e outros produtos FGM Dental Group clicando aqui e baixe materiais clicando aqui.

Referências

  1. Soares CJ, Rodrigues MP, Faria-E-Silva AL, Santos-Filho PCF, Veríssimo C, Kim HC, Versluis A. How biomechanics can affect the endodontic treated teeth and their restorative procedures? Braz Oral Res. 2018 Oct 18;32(suppl 1):e76. doi: 10.1590/1807-3107bor-2018.vol32.0076.
  2. Soares CJ, Pereira JC, Valdivia AD, Novais VR, Meneses MS. Influence of resin cement and post configuration on bond strength to root dentine. Int Endod J. 2012 Feb;45(2):136-45. doi: 10.1111/j.1365-2591.2011.01953.x.
  3. Novais VR, Quagliatto PS, Bona AD, Correr-Sobrinho L, Soares CJ. Flexural modulus, flexural strength, and stiffness of fiber-reinforced posts. Indian J Dent Res. 2009 Jul-Sep;20(3):277-81. doi: 10.4103/0970-9290.57357.
  4. Rodrigues MP, Soares PBF, Valdivia ADCM, Pessoa RS, Veríssimo C, Versluis A, Soares CJ. Patient-specific Finite Element Analysis of Fiber Post and Ferrule Design. J Endod. 2017 Sep;43(9):1539-1544. doi: 10.1016/j.joen.2017.04.024.

 

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language