Odontoma complexo em maxila

Autores: Prof. Dr. Mateus Veppo, Profª. Dra. Bárbara Borges e Profª. Dra. Maria Eduarda Alves.

PACIENTE DO SEXO FEMININO, 37 ANOS DE IDADE: Insatisfação com a área edêntula e volume na área do tumor.

 

AVALIAÇÃO INICIAL

Após anamnese detalhada, exame clínico, radiográfico e tomográfico foi notada uma alteração patológica com presença de área hiperdensa de aspecto circunscrito, bem delimitada e definida como odontoma complexo com íntimo contato com a raiz do dente 12. Durante o exame tomográfico, foram realizadas reconstruções panorâmicas e tridimensionais, cortes axiais, transversais e cortes separados e ampliados, para melhor avaliação da região. Notou-se a presença do dente 13 e 14 impactados e o dente 15 mesioangulado na maxila. No exame clínico, observou-se a ausência de dentes 16, 17, 18, 26, 27 e 28, com a área do odontoma edemaciada.

TRATAMENTO EXECUTADO

Foi definido como conduta a realização de cirurgia para excisão da lesão e exodontia dos elementos 13 e 14. Inicialmente foi realizada a coleta de sangue da paciente utilizando quatro tubos sem aditivos e quatro tubos com ativador de coágulo. Após a coleta os tubos foram colocados em centrífuga por quatro minutos em 2700 rpm os tubos sem aditivos e por 12 minutos em 2700 rpm os tubos com ativador de coágulo, com o objetivo de obter concentrados sanguíneos de iPRF e L-PRF que são plasma rico em fibrina na forma líquida e em membranas. No segundo momento foi realizada a antissepsia da cavidade oral através do bochecho com clorexidina 0,12% e antissepsia extraoral com o sabão de clorexidina.

Em seguida, realizou-se a posição dos campos cirúrgicos e início do procedimento com o bloqueio dos nervos infraorbitários bilateralmente, nervo nasopalatino, nervo alveolar superior médio, infiltração local como complemento utilizando-se articaína, aguardando cerca de 10 minutos para iniciar. Foi realizada incisão relaxante em região do dente 16, crista alveolar, intra-sulcular se estendendo até região do dente 22 utilizando lâmina 15. Descolamento de toda região e exposição da região afetada pela lesão.

Iniciou-se então a osteotomia utilizando motor elétrico e broca cirúrgica 702 a fim de acessar a região do odontoma. Foi também necessário realizar a secção do odontoma para que se conseguisse a completa excisão do mesmo. Após a completa excisão do odontoma se partiu para a realização das exodontias dos elementos 14 e 13 sucessivamente com o auxílio de broca e alavanca reta.

Foi feita curetagem de toda lesão, a posição de membranas de L-PRF para selar as comunicações com o seio maxilar e fossa nasal, colocação do biomaterial Nanosynt 3.5g que foram recobertos por mais membranas de L-PRF. Ao fim, foi alocado todo o biomaterial com membrana de colágeno Duosynt.

Para finalizar foi reposicionado todo tecido para realização de sutura. A sutura foi realizada com fio de Nylon 4.0 deixando o tecido de modo a favorecer a cicatrização por primeira intenção.

 

PASSO A PASSO

01 - Tomografia inicial.
01 – Tomografia inicial.
02 - Membrana L-PRF
02 – Membrana L-PRF
03 - Exame clínico da região do odontoma.
03 – Exame clínico da região do odontoma.
04 - Exposição da lesão.
04 – Exposição da lesão.
05 - Remoção do tumor e dos elementos 13 e 14.
05 – Remoção do tumor e dos elementos 13 e 14.
06 - Membrana de L-PRF sendo colocada na região do defeito.
06 – Membrana de L-PRF sendo colocada na região do defeito.
07 - Sticky Bond sendo manipulado.
07 – Sticky Bond sendo manipulado.
08 - Membrana de L-PRF sendo recoberta pelo substituto ósseo Nanosynt para preenchimento do espaço e neoformação óssea.
08 – Membrana de L-PRF sendo recoberta pelo substituto ósseo Nanosynt para preenchimento do espaço e neoformação óssea.
09 - Recobrimento do enxerto ósseo com membranas L-PRF.
09 – Recobrimento do enxerto ósseo com membranas L-PRF.
10 - Adaptação da membrana Duosynt sob a mucosa, a fim de separar, apoiar e evitar a infiltração dos tecidos moles na região reconstruída.
10 – Adaptação da membrana Duosynt sob a mucosa, a fim de separar, apoiar e evitar a infiltração dos tecidos moles na região reconstruída.
11 - Sutura realizada com fio de Nylon 4.0.
11 – Sutura realizada com fio de Nylon 4.0.
12 - Odontoma complexo e elementos 13 e 14 extraídos.
12 – Odontoma complexo e elementos 13 e 14 extraídos.

 

PRODUTOS UTILIZADOS

- Odontoma complexo em maxila  - Odontoma complexo em maxila

Resumo

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos