Nanosynt: O substituto ósseo sintético que vai surpreender você

Autor: Dr. Bernardo Passoni

O padrão de remodelação óssea pós exodontia descrito por Araújo e Lindhe (2005) colocou em destaque a necessidade de materiais para manutenção e/ou reconstrução do rebordo alveolar. Há décadas o tema sobre qual o material ideal para tais procedimentos vem sendo discutido. Já passamos pela era do enxerto autógeno como padrão ouro e agora estamos vivendo a transição entre substitutos ósseos xenógenos e sintéticos. É inegável o resultado obtido com os materiais xenógenos, no entanto seria um tanto quanto ingênuo imaginar que a odontologia/implantodontia não evoluiria também para os materiais sintéticos. Então, o objetivo deste artigo é falar sobre as características dos substitutos sintéticos, bem como as vantagens de se utilizar esta classe de material.

O Nanosynt, cálcio bifásico da FGM Dental Group, é uma composição de 60% de hidroxiapatita e 40% de beta tri-cálcio fosfato. Você clínico, sabe qual o objetivo desta associação? A hidroxiapatita é um substituto ósseo de lenta remodelação, ou seja, demorará meses, talvez anos, para ser remodelada, mantendo o volume/arcabouço necessário para neoformação óssea. Enquanto isso, o B-tcp é um material de rápida remodelação, ou seja, deixará espaço para uma neoformação óssea mais rápida. Por isso, quando comparamos sintético versus xenógeno, sempre haverá maior formação óssea em um período de tempo mais curto na enxertia do material sintético, visto que substitutos xenógenos são compostos 100% de hidroxiapatita animal. Então caros leitores, aqui já lhes apresento a primeira vantagem dos materiais sintéticos: Tempo de formação óssea, comprovado cientificamente pelo Prof. P.G. Coelho (2014) da Universidade de NY, mostrando 20% a mais de formação óssea do que os concorrentes xenógenos.

NANOSYNT: AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA E HISTOMORFOMÉTRICA DE UM NOVO SUBSTITUTO ÓSSEO. O USO DA NANOTECNOLOGIA NA CONQUISTA DE UM MELHOR PADRÃO DE OSTEOCONDUÇÃO

Além da composição bifásica, quais seriam as outras características que proporcionam estes resultados? O Nanosynt é um biomaterial com 80 a 90% de poros nanométricos interconectados, proporcionando melhor vascularidade da área enxertada, além de facilitar migração e adesão celular, e consequentemente deposição de matriz óssea. Essa característica também proporciona excelente hidrofilia no momento da hidratação e manipulação deste material. No entanto, esta hidratação deve ser feita de maneira gradual, utilizando de 5 a 8 gotas a cada 0,25g de material, dando condições para que o soro permeie os nano poros.

Se você ainda não conhece o Nanosynt, este cálcio bifásico vem em caixas de 0,5g e 1g. No entanto, em ambas as apresentações está dividido em ampolas de 0,25g. Ou seja, você pode abrir 0,25g por vez, sem o desperdício de material. De clínico pra clínico, quantas vezes você já não jogou mais da metade do frasco no lixo e pensou no seu dinheiro indo embora? Portanto, além de todas as vantagens de resultados clínicos, o Nanosynt também tornará o seu consultório mais rentável.

embalagem inteligente - Nanosynt: O substituto ósseo sintético que vai surpreender você

Por fim, ainda devemos ressaltar que substitutos ósseos sintéticos são 100% seguros, ou seja, sem risco de contaminação cruzada. Além disso, por ser sintético e não de origem animal, não apresenta problemas em relação à pacientes doadores de sangue, não apresenta rejeição em pacientes veganos e tantas outras particularidades que encontramos no nosso dia a dia de consultório.

Portanto, caros leitores, não tenham medo da mudança. Coisas boas se vão para que melhores possam vir (Autor desconhecido). Em resumo é isto, ninguém condena o material xenógeno, mas o presente e futuro são sintéticos, pois esta classe é melhor, mais prática, mais segura, mais econômica e o principal: maior formação óssea em menor tempo de cicatrização.

 

logo ofertas - Nanosynt: O substituto ósseo sintético que vai surpreender você

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language