Luz… Para a saúde bucal

Eficaz no controle de microrganismos nocivos e minimamente invasiva, a fotodinâmica na Odontologia é tema de livro pioneiro sobre a técnica que já revoluciona o tratamento dentário.

Pela primeira vez no mundo um livro reúne conhecimentos sobre a terapia fotodinâmica relacionados à Odontologia: PDT Terapia fotodinâmica antimicrobiana na Odontologia (Editora Elsevier). Editado pelos especialistas Dras. Silvia Nunez e Martha Ribeiro e Dr. Aguinaldo Garcez, e com a colaboração de pesquisadores destacados no cenário nacional e internacional, a obra trata da técnica que pode levar a odontologia moderna a expandir seus horizontes, ao amenizar o uso de antibióticos e de procedimentos invasivos e aumentar a eficiência das técnicas convencionais de descontaminação.

A terapia fotodinâmica – PDT (da sigla em inglês para Photodynamic Therapy) – consiste na aplicação de um fotossensibilizador não tóxico na área infeccionada, ativado por uma fonte de luz apropriada levando a limpeza do local iluminado. Bactérias, fungos e vírus são exterminados, sem necessidade de medicação oral e de forma totalmente indolor. Até o momento não há registros de resistência ao mecanismo de ação ou indução à seleção de microrganismos resistentes.

Segundo a co-autora Silvia Nunez, cirurgiã-dentista, a busca por alternativas para combater microorganismos nocivos ao corpo está em plena ascensão porque é crescente a resistência de alguns desses micróbios a antibióticos. PDT Terapia fotodinâmica antimicrobiana na Odontologia retrata essa realidade, sistematizando conhecimentos que estão em rápido e constante desenvolvimento.

APLICAÇÕES

Além do tratamento da cárie, tratamento de canal e candidíase oral, a periodontia, em especial, tem muito a ganhar, dada a facilidade de aplicação dos fotossensibilizadores nas bolsas periodontais e o auxílio de fibras óticas locais. Os resultados, menos traumáticos para os pacientes e menos trabalhosos para os dentistas, já podem ser notados em muitos consultórios.

A descontaminação bucal é outro procedimento que pode evoluir bastante com a maior utilização da terapia fotodinâmica por dentistas, já que muitas enfermidades surgem a partir de infecções bucais.

Os 22 capítulos do livro, que incluem princípios básicos da PDT, metodologias de estudo e aplicações clínicas em dentística, edodontia, periodontia, odontopediatria e estomatologia, atendem aos profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos e descobrir novas possibilidades com o emprego da técnica.

Na saúde em geral, a terapia fotodinâmica é usada, por exemplo, no combate a cânceres, a patologias cutâneas, no tratamento de degeneração macular (retina) relacionada ao envelhecimento, além de representar uma opção para os adeptos da homeopatia.

Conteúdo extra online e eBook
A obra tem conteúdo extra no site www.elsevier.com.br/odontoconsult, com acesso a vídeos de procedimentos, perguntas e respostas frequentes e sites recomendados. As publicações em Odontologia da Elsevier – reconhecidas na área de formação clínica e adotadas pelas mais renomadas instituições de ensino brasileiras – podem ser encontradas, também, em versão eBook no formato epub, lidas na maioria dos tablets, e-readers, smartphones e computadores. A editora tem o maior catálogo de livros digitais em língua portuguesa na área da Saúde no Brasil. São mais de 200 eBooks disponíveis em 20 lojas virtuais, como a Kobo Cultura.

SOBRE OS AUTORES:

Silvia Cristina Nunez é Dentista pela Universidade Cidade de São Paulo, doutora em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares- IPEN e mestre em laser pela Faculdade de Odontologia da USP e IPEN, professora associada do Centro de Estudos Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia, habilitada em laser pelo Conselho Federal de Odontologia.

É especialista em investigação de parâmetros associados à Terapia Fotodinâmica, atuando em terapia fotodinâmica antimicrobiana, aplicações de laser na área médica e na clínica odontológica, microbiologia e terapia laser em baixa intensidade na clínica odontológica.

Martha Simões Ribeiro é Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e doutora em Tecnologia Nuclear Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. É pesquisadora do IPEN-CNEN/SP, professora de graduação da Universidade de São Paulo e estuda, entre outros, fotobiomodulação nas áreas da Saúde e efeito fotodinâmico antimicrobiano.

Aguinaldo Silva Garcez é Doutor em Ciências na área de Tecnologia Nuclear pelo IPEN/CNEN-SP, mestre em Laser em Odontologia pela Universidade de São Paulo/ IPEN, especialista em Dentística Restauradora pela EAP-APCD com habilitação em Laserterapia pelo CFO. Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Taubaté e atua com laser, terapia fotodinâmica, endodontia, dentística e ortodontia.

SERVIÇO
Terapia fotodinâmica antimicrobiana na Odontologia (Editora Elsevier)
Páginas: 312 Formato: 21x28cm Preço: R$ 229,00

Sobre a Elsevier
No Brasil, a Elsevier publica os principais livros da área de saúde e consagrados há centenas de anos em todo o mundo – a maioria deles acompanhados de material complementar na web. A editora também produz revistas científicas de importantes sociedades médicas e oferece uma série de produtos eletrônicos e digitais inovadores, como Science Direct, ClinicalKey, Scopus e databases bibliográficas.

Canto do Trabalho Comunicação (21) 3256-2606/3217-8061
Jaciara Rodrigues – jaciara@cantodotrabalho.com
Daniella Fernandes – dani@cantodotrabalho.com

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language