Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre link

Autores: Prof. Dr. Everton Salante e Prof. Dr. Leonardo Piazzetta Pellissari

PACIENTE DO SEXO FEMININO, 40 ANOS DE IDADE: Alterações no elemento 26 mesmo após retratamento endodôntico.

 

AVALIAÇÃO INICIAL

Paciente apresentou uma recidiva de lesão periapical após o segundo retratamento endodôntico no dente 26. A avaliação clínica e radiográfica permitiu a constatação de reabsorção radicular com
indicação de exodontia.

 

TRATAMENTO EXECUTADO

Foi proposta a substituição do elemento dental comprometido por um implante imediato com carga imediata e confecção de cicatrizador personalizado. Assim, realizada a exodontia minimamente traumática preservando a arquitetura gengival da região, um implante Short de 5×5 mm Arcsys, intraósseo 2 mm, onde o mesmo alcançou 32 N.cm de estabilidade primária. Desta forma foi realizada a confecção do cicatrizador personalizado, utilizando um cicatrizador multifuncional de cinta alta e 4 mm de diâmetro personalizado, foi adicionada resina pattern fotoativada vedando completamente a embocadura do alvéolo. Previamente a instalação do cicatrizador foi realizada a inserção do tapa implante, para evitar que resíduos de biomaterial ocupassem o espaço interno do implante, e então foi realizado o preenchimento do gap com Nanosynt. Em seguida foi removido o tapa implante e imediatamente o cicatrizador personalizado foi cuidadosamente instalado apenas com apenas uma pressão digital. Como vantagem deste procedimento, pode-se notar a obliteração da embocadura alveolar com concomitante condicionamento tecidual, iniciando a personalização do perfil de emergência.

Após 90 dias de pós-operatório foi realizada a remoção do cicatrizador e a instalação do pilar com 2,5 mm de transmucoso. Os tecidos peri-implantares já estavam com o perfil de emergência satisfatório para iniciar o escaneamento intraoral. O scan body para pilar foi instalado sobre este e os arquivos .stl foram encaminhados para o laboratório protético, o qual confeccionou uma coroa em zircônia sobre link metálico para oferecer maior resistência e evitar a ocorrência de fratura da coroa instalada diretamente sobre o componente protético. A coroa foi cimentada ao link utilizando cimento Allcem Core.

Foi realizado um acabamento na região de interface do link com a coroa protética e o conjunto foi instalado sobre o pilar com torque de 10 N.cm. Sobre o parafuso foi inserido fita teflon e resina Vittra APS Unique.

 

PASSO A PASSO

01 - Situação inicial.
01 – Situação inicial.
02 - Alvéolo após a exodontia.
02 – Alvéolo após a exodontia.
03 - Instalação de implante short.
03 – Instalação de implante short.
04 - Cicactrizador multifuncional personalizado.
04 – Cicatrizador multifuncional personalizado.
05 - Preenchimento do gap com Nanosynt.
05 – Preenchimento do gap com Nanosynt.
06 - Instalação do cicatrizador personalizado com Vittra APS.
06 – Instalação do cicatrizador personalizado com Vittra APS.
07 - Pós operatório de 7 dias.
07 – Pós operatório de 7 dias.
08 - Aspecto gengival após três meses.
08 – Aspecto gengival após três meses.
09 - Link metálico sobre componente protético.
09 – Link metálico sobre componente protético.
10 - Cimento na parte interna da coroa.
10 – Cimento na parte interna da coroa.
11 - Coroa em posição no modelo impresso.
11 – Coroa em posição no modelo impresso.
12 - Situação fi nal antes da aplicação da resina.
12 – Situação fi nal antes da aplicação da resina.
13 - Aspecto radiográfico final.
13 – Aspecto radiográfico final.

01 - Situação inicial.

15 - Aspecto final
14 e 15 – Aspecto inicial e final

 

PRODUTOS UTILIZADOS

estojo cirurgico e protetico - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre link Caixa Nanosynt CE 1 - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre linkCicatrizador Multifuncional Cinta Alta 5mm 05.17.03 - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre linkImplante Arcsys ShortMini Pilar Angulavel 4x32x25 03.16 - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre linkminipilar - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre linkScanbody 1 - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre linkIS3700 SideView StandardTip 07122022 - Implante posterior com prótese em zircônia cimentado sobre link

Resumo

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.