Fazer clareamento dental pode ser prejudicial aos dentes?

Neste artigo iremos explicar os efeitos das substâncias dos géis clareadores. Quais os efeitos quando entram em contato com a estrutura dental e também falaremos como os géis modernos são desenvolvidos de uma maneira onde a segurança é garantida.

Cada vez mais as pessoas têm valorizado um sorriso bonito e saudável. E uma das formas mais simples para alcançar esse objetivo é o clareamento dental.

Existem ainda alguns mitos a respeito do clareamento dental, que o uso do gel pode deixar os dentes fracos prejudicando assim a saúde oral do paciente. E por isso, muitas pessoas se conformam em continuar com dentes escuros ou amarelados, apesar do desejo de ter um sorriso mais agradável.

Produtos para clareamento dental em consultório possuem altas concentrações de peróxido de hidrogênio, e frequentemente os seus fabricantes diminuem o pH para um nível ácido afim de evitar decomposição precoce quando em armazenamento, ou seja, com o objetivo de aumentar a longevidade e estabilidade do gel. Por esse motivo, é interessante conhecer o nível de acidez do clareador utilizado.

Substâncias com baixo pH (ácidas) podem provocar desmineralização do esmalte quando em contato com os dentes. O pH limite do esmalte é de 5,5 (chamado de pH crítico), ou seja, se o esmalte contata substâncias com valores de pH inferiores a este, sofrerá um processo de desmineralização perdendo cálcio e fosfato.

O mercado dispõe de géis clareadores caseiros com pH próximo da neutralidade (pH de 6-6,5), que não produzem nenhum efeito deletério ao dente. Para produtos de consultório, há versões disponíveis que até mesmo se mostram básicas, com pH de 8-8,5. Certamente, são produtos seguros para uso clínico. Apenas como comparação, o pH do suco de laranja natural é de cerca 3,72 e de refrigerantes a base de cola é de 2,66, ou seja, ambos extremamente ácidos.

O clareamento dental é um procedimento extremamente conservador e amplamente pesquisado por professores de todo o mundo. Pode-se dizer que é um tratamento seguro sempre que realizado sob cuidados de um cirurgião dentista. Consulte um profissional de sua confiança para saber mais sobre este procedimento.

E aí vai uma dica, para que o resultado do clareamento dure por mais tempo, é recomendado evitar alimentos com corante, café, vinho tinto e chocolates, estes são os grandes vilões dos dentes bonitos e saudáveis.

 

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language