Dicas sobre confecção de provisórios sobre implante

Autores: Prof. Dr. Patricio Runnacles (UEPG), Prof. Dr. Rogério Goulart da Costa (PUC-PR)

A confecção de provisórios sobre implantes ou mesmo em elementos dentários é de suma importância para a reabilitação protética. A coroa temporária desempenha inúmeros papéis relevantes durante o tratamento com implantes entre eles: estético, funcional, proteção, comunicação, avaliação/estudo, acomodação do sistema estomatognático, etc. Ainda, sobre implantes, ajuda a definir contornos da mucosa oral e construir o perfil de emergência, este que será responsável por integrar a estética branca e rosa, tão comentada atualmente.

Conhecer algumas técnicas de confecção de provisórios sobre implante podem facilitar a atuação do clínico durante o atendimento, agilizando o tempo de consulta. A mais utilizada pelos colegas, o provisório realizado pelo laboratório, podendo ainda ser pela técnica da moldagem prévia ou a técnica da faceta de estoque. Existem outras, porém estas parecem ser as mais diretas e rápidas. Escolhendo a mais indicada para cada caso podemos extrair vantagens de cada técnica.

Este processo se mostra facilitado em implantodontia, sendo ele muitas vezes uma captura de um cilindro provisório. Desde o momento em que os fabricantes identificaram esta etapa passaram a fornecer cilindros pré-fabricados, no sistema de implantes Arcsys utilizamos o transfer multifuncional em PEEK.

A técnica descrita a seguir nos mostra a captura do antigo provisório da paciente que foi escavado e uma vez o componente devidamente instalado, coloca-se o cilindro provisório.

123456789101112

 

Identifica-se a passividade da inserção da coroa sobre o cilindro e é realizada a captura do cilindro com uma resina flow. Uma abordagem mais moderna e atual é utilizar uma resina Flow, como a Opus Bulk Fill Flow (FGM) uma vez que incrementos de até 5mm podem ser polimerizados ao mesmo tempo, com eficiência. Ganhando assim tempo clínico. Após a polimerização concluída removemos o conjunto cilindro/provisório e preenche-se o gap (se houver) fora da boca. Findada a reação química, inicia-se o acabamento da nova coroa provisória.

O perfil de emergência começa a ganhar forma, este é um momento muito importante da reabilitação devido às vantagens inerentes ao processo de maturação e longevidade dos tecidos peri implantares. Atenção aos detalhes podem garantir saúde, função e estética avançadas no resultado da futura prótese.

Etapa não menos importante é o polimento, este que deve ser realizado com primor, por meio de lixas e borrachas. Antes do polimento final podemos utilizar uma fina camada de adesivo Ambar (FGM) para vedar possíveis poros, como uma espécie de glaze. Finalizando então com escovas, discos de feltro, pastas, etc.

Procedimento chave na reabilitação protética a confecção da nova coroa provisória pode determinar a excelência do tratamento. Como dizia o velho sábio: “mostra-me teu provisório e te direi que protesista tu és”.

Referências

Cooper LFReside GJRaes FGarriga JSTarrida LGWiltfang JKern MDe Bruyn H. Immediate provisionalization of dental implants placed in healed alveolar ridges and extraction sockets: a 5-year prospective evaluation. Int J Oral Maxillofac Implants. 2014 May-Jun;29(3):709-17.

Lopes FAM, Ohiro A, Araújo C dos RP de, Tomasi C. Posicionamento correto dos implantes e formato das coroas provisórias: obtendo um sorriso perfeito. RBP – Revista Brasileira de Implantodontia e Prótese sobre Implantes. 2006 ; 13( abr./ju 2006): 107-112.

Luthi, L. F., Dresch, C. P., Rebelatto, C., Dallanora, L. J., & Varela, R. F. (2013). COROA PROVISÓRIA APÓS INTALAÇÃO DE IMPLANTE IMEDIATO EM ÁREA ESTÉTICA. Ação Odonto1(1), 69. Recuperado de https://unoesc.emnuvens.com.br/acaodonto/article/view/3941

 

logo ofertas - Dicas sobre confecção de provisórios sobre implante

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.