Como atrair mais pacientes para o seu consultório

Hoje vamos falar sobre “Como atrair clientes particulares”. Essa é a maior dúvida de qualquer profissional que resolve montar um consultório e quando está prestes a abrir as portas, se depara com esse dilema. Alguns procuram por “Gurus” especializados em vendas, que prometem ensinar a fórmula milagrosa que irá lotar a sua agenda sem muito esforço. Infelizmente, não trago boas notícias. Nenhum sucesso é construído a partir de técnicas mirabolantes ou com pouco suor. Só existe um caminho, ele é árduo e precisa ser trilhado até o final. E esse caminho é, se tornar conhecido!

Se tornar conhecido nada mais é do que ser lembrado quando somos indicados, é o que dá origem ao boca a boca, é a confiança que o paciente tem ao falar de você a um parente ou amigo.

Dentist And Patient In Dentist Office Stock Photo - Download Image Now - Dentist, Dental Health, Dentist's Office - iStock

Eu me lembro como se fosse hoje. Todos os equipamentos montados e funcionando, os materiais em seu devido lugar, e você lá com um frio na barriga, à espera do primeiro paciente para poder finalmente trabalhar.

Vou considerar que você abriu um consultório em um local em que não é conhecido. Mas é de fácil acesso, em local movimentado, com uma boa aparência, limpo e aconchegante. Então só falta uma coisa, ficar conhecido na vizinhança. E para isso, você terá que visitar todos os comércios vizinhos para se apresentar e levar alguns cartões de visita. Convide-os a darem uma passada em seu consultório para tomarem um cafezinho. Fale sobre seus equipamentos e suas especialidades. E por falar nisso, se você já tiver alguma especialidade, não se esqueça de visitar também os consultórios do bairro que não atendam sua especialidade, para oferecer seus serviços. Converse com o dentista responsável pela clínica. Não se esqueça de deixar alguns cartões de visitas, caso algum dos pacientes precise de uma indicação, pode ser que lembrem de você.

Provavelmente, nas primeiras semanas, o movimento do seu consultório não será muito grande, então aproveite o tempo livre para realizar trabalhos voluntários em Escolas, ensinando às crianças a forma correta de escovação. Em Igrejas, orientando os idosos sobre próteses e implantes. Em Academias, divulgando os benefícios dos protetores bucais para atividades físicas. Quanto mais trabalho voluntário você fizer, mais cedo você será lembrado como o dentista do bairro e começará a receber pacientes.

A tecnologia a seu favor

Faça uso também das novas tecnologias, para se tornar conhecido. Procure nas Redes Sociais, grupos de pessoas da sua cidade ou mesmo do bairro. Interaja com elas e compartilhe dicas e conhecimentos que possam ser do interesse de todos. Facebook e Instagram, podem ser usados como ferramentas gratuitas de divulgação e com grande abrangência de público. Ou se preferir faça anúncios pagos e não se esqueça de criar sua fanpage, ou mesmo o seu site. Não se esqueça de incluir o seu consultório no mapa. Muitos clientes começam sua procura por serviços na página do Google Maps. Trabalhe sua imagem de maneira profissional e nunca se esqueça de seguir as orientações do Código de Ética da nossa categoria, para não incorrer em práticas desleais para com os colegas.

como atrair mais pacientes - Como atrair mais pacientes para o seu consultório

Agora a dica que mais funcionou para mim foi: sempre compartilhar o máximo de conhecimento. Essa é a melhor maneira de se tornar relevante e ganhar credibilidade. Essas são as qualidades que os pacientes buscam em um cirurgião dentista.

Autora: Dra. Maria Paula Borghi

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.