Clareamento como solução eficaz em sorriso natural

Autores: Dr. Leonardo Buso e Drª. Giovana Ribeiro Martins Buso

Paciente do sexo feminino, 42 anos.

QUEIXA PRINCIPAL

Insatisfação com a cor dos seus dentes.

 

AVALIAÇÃO INICIAL

Após conversa inicial com a paciente para conhecer a queixa principal, foi realizado exame clínico detalhado extra e intraoral. A saúde estava adequada, sem alterações periodontais ou lesões cariosas, necessitando apenas de uma limpeza e instrução de higiene oral para melhorar alguns aspectos. O primeiro molar inferior direito (46) apresentava extensa restauração de resina composta insatisfatória, sendo substituída por uma onlay de cerâmica vítrea ao final do clareamento. Vale lembrar que o procedimento adesivo foi realizado 20 dias após a fi nalização do clareamento.

 

TRATAMENTO EXECUTADO

A decisão do tratamento foi pelo mais conservador. Observamos apinhamentos dentários e desnível gengival (Figs. 1 a 4). Foi proposta a realização de ortodontia e posterior correção gengival, porém a paciente não optou por este tratamento, dizendo que estava feliz com o arranjo dos seus dentes, querendo apenas clarear um pouco, sem deixá-los muito brancos e artificiais. Moldagem com hidrocolóide irreversível foi realizada no arco superior e inferior para obtenção de modelos em gesso especial para confecção de moldeiras individuais com placas de vinil de 1 mm (Whiteness – FGM). As placas foram recortadas aproximadamente 1,5 mm acima da margem gengival e testadas para ver sua adaptação e conforto. Não foi realizado qualquer tipo de alívio nos modelos durante a prensagem da placa em aparelho a vácuo. Após moldagem, foi realizada limpeza com ultrassom e jato de bicarbonato. Técnica de escovação e uso correto de fio dental foram ensinados à paciente.

Fig. 1 - Sorriso frontal da paciente, evidenciando dentes com pequeno apinhamento, alteração de contorno gengival e cor com tonalidade mais saturada.
Fig. 1 – Sorriso frontal da paciente, evidenciando dentes com pequeno apinhamento, alteração de contorno gengival e cor com tonalidade mais saturada.

 

Fig. 2 - Vista frontal e intraoral mostra que a saúde gengival está correta, aspecto fundamental para início de qualquer tratamento odontológico
Fig. 2 – Vista frontal e intraoral mostra que a saúde gengival está correta, aspecto fundamental para início de qualquer tratamento odontológico

 

Figs. 3 - Na vista lateral nota-se com muita clareza o apinhamento e desnivelamento gengival, porém, situação que não incomodava a paciente, optando por não realizar qualquer tratamento neste aspecto.
Figs. 3 – Na vista lateral nota-se com muita clareza o apinhamento e desnivelamento gengival, porém, situação que não incomodava a paciente, optando por não realizar qualquer tratamento neste aspecto.

 

Figs. 4 - Na vista lateral nota-se com muita clareza o apinhamento e desnivelamento gengival, porém, situação que não incomodava a paciente, optando por não realizar qualquer tratamento neste aspecto.
Figs. 4 – Na vista lateral nota-se com muita clareza o apinhamento e desnivelamento gengival, porém, situação que não incomodava a paciente, optando por não realizar qualquer tratamento neste aspecto.

 

Após uma semana, a paciente retornou e a tomada de cor foi realizada (Fig. 5) com seleção de cores A3 e A3,5 da escala Chromascope. Foi decidido realizar o clareamento caseiro com Peróxido de Carbamida a 16% Whiteness Perfect 16% (Fig. 6) por 3 semanas, com utilização diária durante 2 a 3 horas, seguindo as recomendações do fabricante. Nesta consulta foi decidido realizar uma sessão no consultório com Whiteness HP AutoMixx (Fig. 7). Barreira gengival Top Dam Blue foi aplicada na margem gengival como proteção. O material clareador foi aplicado e mantido em contato com os dentes por 50 minutos, sem realizar sua troca. O gel foi manipulado durante a aplicação em intervalos de 10 minutos para liberar bolhas de oxigênio. Ao final, o gel foi aspirado com ponteira fina e os dentes lavados abundantemente com spray de ar/água.

Fig. 5 - Seleção de cor com escala Chromoscope após profi laxia. Dentes com grande saturação (A3 e A3,5). Importante posicionar a escala corretamente para esta medição.
Fig. 5 – Seleção de cor com escala Chromoscope após profi laxia. Dentes com grande saturação (A3 e A3,5). Importante posicionar a escala corretamente para esta medição.

 

Fig. 6 - Foi selecionado gel Peróxido de Carbamida a 16% (Whiteness Perfect 16% - FGM) para a realização do clareamento. Nota-se na foto as trincas de esmalte, o que pode potencializar a sensibilidade durante o clareamento. Por isso, decidiu-se realizar uso de dessensibilizante dos dentes previamente ao procedimento.
Fig. 6 – Foi selecionado gel Peróxido de Carbamida a 16% (Whiteness Perfect 16% – FGM) para a realização do clareamento. Nota-se na foto as trincas de esmalte, o que pode potencializar a sensibilidade durante o clareamento. Por isso, decidiu-se realizar uso de dessensibilizante dos dentes previamente ao procedimento.

 

Fig. 7 - Para motivar a paciente e potencializar os resultados, foi realizada uma sessão de clareamento de consultório por 50 minutos com Whiteness HP AutoMixx, obtendo resultado satisfatório e que motivou o uso com o clareador caseiro
Fig. 7 – Para motivar a paciente e potencializar os resultados, foi realizada uma sessão de clareamento de consultório por 50 minutos com Whiteness HP AutoMixx, obtendo resultado satisfatório e que motivou o uso com o clareador caseiro

 

A barreira gengival foi removida e os dentes polidos com disco de feltro (Diamond Flex – FGM) e pasta de polimento (Diamond Excel – FGM). Durante este procedimento a paciente queixou-se um pouco de sensibilidade e como pode ser visto na Figura 6, ela apresenta muitas trincas no esmalte. Com isso, decidimos indicar o dessensibilizante Desensibilize KF 0,2% (FGM), previamente ao uso do clareador caseiro, por tempo de 10 minutos. Ao final de 3 semanas a paciente já estava satisfeita com a cor obtida (Fig. 8). Polimento final foi realizado nos dentes. As Figs. 9 e 10 mostram a naturalidade no sorriso lateral. No sorriso frontal (Fig. 11) nota-se que houve grande mudança na cor final, atingindo as expectativas da paciente, com sorriso mais claro, jovem e natural, mantendo sua personalidade e desejo.

Fig. 8 - Seleção de cor após 3 semanas de clareamento caseiro. O resultado foi muito satisfatório, atingindo as expectativas da paciente.
Fig. 8 – Seleção de cor após 3 semanas de clareamento caseiro. O resultado foi muito satisfatório, atingindo as expectativas da paciente.

 

Figs. 9 - Com o clareamento houve melhora no aspecto de naturalidade,  mesmo com as pequenas imperfeições que apresentava nos dentes e na margem  gengival.
Figs. 9 – Com o clareamento houve melhora no aspecto de naturalidade, mesmo com as pequenas imperfeições que apresentava nos dentes e na margem gengival.

 

Figs. 10 - Com o clareamento houve melhora no aspecto de naturalidade,  mesmo com as pequenas imperfeições que apresentava nos dentes e na margem  gengival.
Figs. 10 – Com o clareamento houve melhora no aspecto de naturalidade, mesmo com as pequenas imperfeições que apresentava nos dentes e na margem gengival.

 

Fig. 11 - Sorriso natural e harmônico com a face. O que achamos interessante ao final do tratamento é que após o clareamento nota-se uma jovialidade e mudança no sorriso. Como ela mesma disse: “Eu não achei que iria ficar tão natural e bonito meu sorriso, estou muito feliz e satisfeita”. Este é o objetivo final de qualquer tratamento odontológico: manter a saúde e os dentes naturais, sem intervenções invasivas e irreversíveis, atingindo as expectativas dos pacientes.
Fig. 11 – Sorriso natural e harmônico com a face. O que achamos interessante ao final do tratamento é que após o clareamento nota-se uma jovialidade e mudança no sorriso. Como ela mesma disse: “Eu não achei que iria ficar tão natural e bonito meu sorriso, estou muito feliz e satisfeita”. Este é o objetivo final de qualquer tratamento odontológico: manter a saúde e os dentes naturais, sem intervenções invasivas e irreversíveis, atingindo as expectativas dos pacientes.
Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress