Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico

Autores: Prof. Dr. Diego Paulillo Bazan, Profª. Dra. Monique Sansão Bazan e Prof. Dr. Fabio Lorenzoni.

 

PACIENTE SEXO FEMININO, 59 ANOS DE IDADE – Substituição dos elementos decíduos 53 e 63.

AVALIAÇÃO INICIAL

Durante avaliação clínica e radiográfica foi possível perceber a presença dos elementos dentários 53 e 63 com grande reabsorção radicular e maloclusão.

 

TRATAMENTO EXECUTADO

Primeiramente a paciente foi submetida a tratamento ortodôntico para correção de maloclusão e fechamento de diastemas, porém mantendo dentes decíduos e utilizando-os como ancoragem para realizar as movimentações ortodônticas. Após 18 meses e concluída a fase corretiva, foi solicitado uma tomografia computadorizada para avaliação do tecido ósseo ao redor dos dentes 53 e 63. Após a avaliação do tecido ósseo local, as opções de tratamento foram 1) realizar uma reconstrução do volume ósseo com biomateriais para a colocação do implante dentário e utilizar um componente protético reto ou 2) a instalação de implantes dentários, utilizando um componente angulado para ter uma correta emergência protética. A opção escolhida foi a segunda por ser um tratamento menos invasivo, mais rápido e com menor morbidade.

Os elementos foram extraídos e imediatamente colocados dois implantes de 3.3×9 mm Arcsys, com travamento inicial de 35 N.cm de torque no implante do 13 e de 45 N.cm no implante do 23. Os componentes protéticos utilizados foram dois munhões anguláveis de 3x4x2,5 mm. Ambos os componentes foram angulados em 20º e as coroas provisórias confeccionadas sobre os transferentes multifuncionais para munhão. Para melhorar o contorno tecidual peri-implantar foi adicionado ao procedimento enxertos de tecido conjuntivo em cada local implantado. Sessenta dias após a instalação dos implantes, deu início a fase protética com a realização das moldagens. Visando realizar uma boa transferência da modelagem dos tecidos peri-implantares obtido com as coroas provisórias, utilizamos uma barreira gengival Top Dam ao redor dos transferentes multifuncionais, copiando e transferindo sua forma para o molde. As coroas protéticas definitivas foram confeccionadas com sua base em zircônia e cerâmica feldspática e o diastema entre dentes 11 e 21 foi fechado utilizando a resina composta A1 (Vittra – FGM). Após 12 meses foi solicitado uma nova tomografia computadorizada dos locais, ficando evidente a estabilidade e manutenção do tecido ósseo.

 

PASSO A PASSO

01 - Aspecto inicial do caso (vista lateral)
01 – Aspecto inicial do caso (vista lateral)

 

02 - Aspecto inicial do caso (vista lateral)
02 – Aspecto inicial do caso (vista lateral)

 

03 - Imagens tomográficas iniciais
03 – Imagens tomográficas iniciais

 

04 - Imagens tomográficas iniciais
04 – Imagens tomográficas iniciais

 

05 - Implante instalado na região do elemento 13
05 – Implante instalado na região do elemento 13

 

06 - Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos
06 – Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos

 

07 - Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos
07 – Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos

 

08 - Aspecto clínico do contorno tecidual obtido após 60 dias
08 – Aspecto clínico do contorno tecidual obtido após 60 dias

 

09 - Moldagem de transferência dos implantes e adaptação dos análogos correspondentes
09 – Moldagem de transferência dos implantes e adaptação dos análogos correspondentes

 

10 - Aspecto inicial
10 – Aspecto inicial

 

11 - Aspecto inicial
11 – Aspecto inicial

 

PRODUTOS UTILIZADOS

Estojo protetico arcsys 01 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico Implante CM Arcsys - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico munhao angulavel pagina produto 2 300x2541 1 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico transfer - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico   FRASCO AMBAR UNIVERSAL APS e1713979164225 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico Seringa topdam green e1713979081377 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico VITTRA DBL GEN FECHADA ALPHA e1713979090638 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico

Resumo

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.