Associação de Resinas com tecnologia APS Bulk Fill Restauradora e Bulk Fill Flow na Clínica Restauradora Diária

Prof. Dr. Rodrigo Sant’Anna Reis
Profa. Michele Vivas

Resinas Bulk Fill através de suas características permite emprego de grandes incrementos sem efeitos deleterios da contração de polimerização e ainda traz um significativo ganho de tempo para o professional tornando a técnica mais simples e rentável, reduzindo variáveis do chamado “efeito operador”. Dentre os materiais bulk fill temos os de consistência mais fluida (“flow”) cujo papel é server de base (substitute de dentina) e assegurar durante a aplição um superior vedamento e adaptação comparado às resinas de mais viscosidade.

Temos também as Bulk Fill restauradoras que possuem consistência de trabalho similar às resinas restauradoras tradicionais com a possibilidade de de esculpir restaurando a anatomia. Foi desenvolvida a tecnologia APS de foto-ativação que incoporada à linha Opus Bulk propricia uma cinética de polimerização controlada, aumento do grau de conversão e para as bulk fill em particupar um discrete ganho de opacidade pós foto-ativação o que melhora a estética comparada às bulk fill sem a tecnologia APS. Este artigo apresenta dois casos clínicos com o emprego desses materiais.

Caso 1

Paciente do sexo feminino, 38 anos de idade, apresentou-se para consulta inicial de rotina e foi detectado no element 36 uma restauração de amálgama deficient com uma trinca na crista marginal distal e durante o exame de transluminicação foi observado um sombreamento escuro sugestivo de lesão cariosa. No element 37 observamos uma restauração de amálgama defeituosa nos quesitos de anatomia e integridade marginal. Ambos elementos dentários apresentaram resposta positiva ao teste térmico frio. Após apresentar e explicar o quadro clinico à paciente e de se discutir diversas opções de conduta, optamos pela substituição das restaurações atendendo também uma demanda estética da paciente. A decisão foi por restaurações de resina e por critério professional foi optado o emprego de resinas tipo Bulk Fill (ganho de tempo, simplicidade e capacidade de atender o anseio estético no caso em questão). Empregamos a OPUS BULK FLOW APS e OPUS BULK RESTAURADORA APS com um adesivo AMBAR UNIVERSAL na técnica do condicionamento seletivo (Condicionamento ácido do esmalte e efeito auto-condicionante na dentina).

Considerações finais: Observamos que associando o emprego combinado de resinas bulk tipo flow e restauradora, conseguimos realizar restaurações com aproximadamente 75% menor tempo do que no método tradicional (maior conveniência e conforto para os pacientes e o profissional), além da tecnologia APS que nas resinas “bulk” eleva a opacidade de modo discreto, trazendo um ganho estético em relação às demais resinas dessa categoria e um resultado final de grande aceitação pelos pacientes.

1- Carlos Francci ; Marcelo Ferreira Witzel ; Edméa Lodovici ; REIS, R. S. A. . Utilização de um compósito restaurador com auto-modulador de polimerização em restaurações estéticas posteriores. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, v. 64, p. 352-354, 2010.
2- Orłowski M, Tarczydło B, Chałas R. Evaluation of marginal integrity of four bulk-fill dental composite materials: in vitro study. ScientificWorldJournal. 2015;2015:701262.
3- Kapoor N, Bahuguna N, Anand S. Influence of composite insertion technique on gap formation. J Conserv Dent. 2016 Jan-Feb;19(1):77-81

Galeria

Foto Inicial

Caso com Isolamento Absoluto

Tecido-cariado-removido-e-dente-36-com-preparo-tipo-Classe-II

Condicionamento acido de dentina por 15 segundos Condac 37

Aplicação sistema adesivo AMBAR UNIVERSAL

Inserção da resina OPUS BULK Flow APS como substituto de dentina

Inserção da OPUS BULK RESTAURADORA APS iniciando pela caixa

Restaurações concluidas e checagem do ponto de contato proxima

Aspecto imediato após ajustes e polimento com borrachas abrasi

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language