Associação das técnicas de clareamento em odontologia cosmética

Autores: Leonardo Fernandes da Cunha, Ana Carolina Portes Pasmadjian, Gabriela Resende Allig, Lucas Fernando Tabata, Ubiracy Gaião

Paciente: Sexo feminino, 28 anos

Queixa principal: Insatisfação com a cor dos dentes e do seu sorriso.

Resumo

O clareamento dentário tem sido uma alternativa conservadora de tratamento para dentes com manchamento intrínseco. Desde a descrição da técnica de clareamento caseiro por Haywood e Heymann, em 1989, diferentes métodos têm sido utilizados para se obter o clareamento dentário. O clareamento de consultório tem sido bem aceito pelos pacientes para a motivação do início do tratamento. Em função dos bons resultados estéticos, a associação das duas técnicas tem sido amplamente utilizada pelos cirurgiões-dentistas. O tratamento clareador vem sendo utilizado como uma das técnicas cosméticas mais comumente requisitadas pelos pacientes. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a técnica de clareamento de consultório e caseira, com apresentação de um caso clínico.

Introdução

O clareamento dentário é um dos procedimentos estéticos mais difundidos na odontologia. É um tratamento conservador e eficiente para terapêutica de dentes com manchamento intrínseco.

No clareamento caseiro o material é aplicado pelo próprio paciente, utilizando uma moldeira individual, sempre sob supervisão do profissional ¹.O gel utilizado é à base de peróxido de carbamida (10 – 16%) ou peróxido de hidrogênio em baixas concentrações (aproximadamente 6%). O peróxido de carbamida se dissocia em peróxido de hidrogênio e uréia. Peróxido de hidrogênio, por sua vez, na presença de enzimas na cavidade oral, libera radicais livres de oxigênio. Esses radicais livres funcionam como agente de oxidação, clivando as macromoléculas com ligações de carbono insaturadas em moléculas menores saturadas. Por difusão, os pigmentos são removidos, desta forma produzindo o efeito de clareamento ²,³.

No clareamento de consultório o gel utilizado é o peróxido de hidrogênio em altas concentrações (aproximadamente 35%). Assim o resultado é imediato, favorecendo a motivação do paciente para associar com o clareamento caseiro.

A procura por resultados estéticos faz com que a indicação do clareamento dos dentes seja, em alguns casos, exclusivamente cosmética. Assim, este trabalho tem por objetivo descrever, por meio de um caso clínico, a associação da técnica de clareamento de consultório e caseiro.

Relato do Caso

Paciente de 28 anos, sexo feminino, procurou atendimento relatando insatisfação com a cor de seus dentes e do seu sorriso. Inicialmente, foi feita a anamnese, o exame clínico (Figura 1).

Figuras 1 A, B e C: Aspecto inicial: paciente adulta jovem insatisfeita com a cor dos dentes.Figuras 1 A, B e C: Aspecto inicial: paciente adulta jovem insatisfeita com a cor dos dentes.

Figuras 1 A, B e C: Aspecto inicial: paciente adulta jovem insatisfeita com a cor dos dentes.
Figuras 1 A, B e C: Aspecto inicial: paciente adulta jovem insatisfeita com a cor dos dentes.

 

Figuras 1 D e E: Pormenor dos dentes anteriores.

Figuras 1 D e E: Pormenor dos dentes anteriores.
Figuras 1 D e E: Pormenor dos dentes anteriores.

 

As moldagens dos arcos dentários foram feitas com alginato para obtenção dos respectivos modelos de estudo. Durante a presa do gesso, o clareamento de consultório foi realizado com Whiteness HP (FGM) seguindo a recomendação do fabricante.

Enquanto o gel de clareamento de consultório era aplicado, os modelos foram levados em uma máquina plastificadora e, após o acionamento do vácuo, o plástico foi recortado a fim de delimitar a moldeira de clareamento.

Ao final da sessão, as moldeiras foram provadas e a paciente recebeu as recomendações sobre a forma de utilização do produto (Whiteness Perfect 10%): uma gota na face vestibular dos dentes a serem clareados. No caso apresentado, o gel foi utilizado por um período de 4 semanas.

As imagens finais podem ser observadas na figura 2.

Figuras 2 A, B e C: Aspecto final do sorriso da paciente.Figuras 2 A, B e C: Aspecto final do sorriso da paciente.

Figuras 2 A, B e C: Aspecto final do sorriso da paciente.
Figuras 2 A, B e C: Aspecto final do sorriso da paciente.

 

Resultado após 1 sessão de clareamento de consultório e 4 semanas de clareamento caseiro dos arcos superior e inferior.

Resultado após 1 sessão de clareamento de consultório e 4 semanas de clareamento caseiro dos arcos superior e inferior.
Resultado após 1 sessão de clareamento de consultório e 4 semanas de clareamento caseiro dos arcos superior e inferior.

Conclusão

A associação da técnica de clareamento de consultório e caseira é uma alternativa conservadora, segura e eficiente para o clareamento dos dentes, melhorando a harmonia do sorriso.

 

Referências Bibliográficas

  1. Alkahtani R, Stone S, German M, Waterhouse P. A review on dental whitening. J Dent. 2020 Sep;100:103423.
  2. Blanchard D, van Wissen K. Home-based chemically induced whitening (bleaching) of teeth in adults: A summary of a systematic review. Public Health Nurs. 2020 Jul;37(4):626-627.
  3. Rodríguez-Martínez J, Valiente M, Sánchez-Martín MJ. Tooth whitening: From the established treatments to novel approaches to prevent side effects. J Esthet Restor Dent. 2019 Sep;31(5):431-440.
Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language