APS: tecnologia invisível, benefícios surpreendentes

Autora: Rayane A. Prochnow

O próprio nome já diz muito: Advanced Polymerization System (APS), um sistema que chega trazendo grandes avanços na polimerização de materiais dentários.

 

Estética

No cenário odontológico atual, estética é uma grande preocupação, tanto para pacientes e dentistas, quanto para a indústria. Antes da introdução do sistema APS, essa preocupação se restringia, basicamente, à composição da matriz polimérica, dos pigmentos e da carga dos materiais odontológicos. O sistema foto-iniciador, comumente à base de Canforoquinona, não era foco de preocupações estéticas (apesar de sua intensa coloração amarela) devido à inexistência de alternativas viáveis para sua substituição. O impacto da tonalidade amarela resultante da presença de Canforoquinona nos materiais fotopolimerizáveis sempre foi considerado, mas esse prejuízo era compensado de alguma forma na composição ou então simplesmente absorvido. Assim, muitos compósitos dentais com alta demanda estética contam com sistemas de compensação do amarelo, mas os adesivos, simplesmente absorviam este prejuízo e se assumiam fortemente corados. Com o desenvolvimento do sistema APS, temos um novo cenário, com redução do impacto de cor e melhora no desempenho da polimerização.  A Canforoquinona teve seu teor reduzido (sendo necessária apenas para dar início ao processo de fotopolimerização) e combinada com outros fotoiniciadores e propagadores do processo, interagem entre si e impulsionam a formação de polímeros. Esta composição denominada Sistema APS tem pouca coloração e assim não impacta significativamente na cor de composições que o recebem, permitindo previsibilidade mais apurada do resultado final de cor e consequentemente, melhorando a estética.

A esquerda Canforoquinona e a direita o principal fotoiniciador do Sistema APS
A esquerda Canforoquinona e a direita o principal fotoiniciador do Sistema APS

 

Profundidade de polimerização

O sistema APS elevou a escala de potência da fotopolimerização de materiais dentários. É uma tecnologia que apresenta resultados excelentes de grau de conversão de monômeros em polímeros, com desempenho superior aos sistemas baseados em Canforoquinona, e que pode ser ajustado para promover a cura do material também em camadas de maior espessura. Essa vantagem se destaca principalmente em compósitos de inserção única do tipo “Bulk Fill” (Opus Bulk Fill APS, Opus Bulk Fill Flow APS), pois garante que, em incrementos grandes, a polimerização acontecerá de maneira eficiente, mesmo nas paredes de fundo do preparo, conferindo estabilidade e durabilidade à essas restaurações.

Polimerização sem Sistema APS
Polimerização sem Sistema APS

 

Polimerização com Sistema APS
Polimerização com Sistema APS

 

Maior tempo de trabalho

Além das vantagens que contribuem para a eficiência de polimerização e para a estética dos produtos, o sistema de polimerização avançada APS traz também uma vantagem importante para a usabilidade dos produtos: O aumento significativo do tempo de trabalho sob a luz do refletor (LED ou halógena), fotóforos (lupas) ou luz ambiente. Em geral, tem-se observado tempos de trabalho 4 vezes superiores ao comumente observado com materiais tradicionais, podendo chegar a até 10 vezes, isto tudo sem demandar o uso de aparelhos de fotopolimerização especiais. O sistema APS funciona perfeitamente com os Foto-polimerizadores comumente utilizados nos consultórios, isto é, os tradicionais monowave e poliwave.

fotopolimerizador

Utilize com qualquer fotopolimerizador do mercado

 

O APS nos produtos FGM

A tecnologia APS está presente em diversos produtos, beneficiando-os de maneiras diferentes. Os adesivos, por exemplo, se tornaram mais estéticos (praticamente incolores), tanto a versão universal (Ambar Universal APS) quanto a de 5ª geração (Ambar APS), que oferecem agora translucidez suficiente para aplicação em peças finas de cerâmica, sem modificar sua transmissão de cor e características de opalescência.

Ainda para os adesivos, merece ser destacado o ganho de performance na polimerização, especialmente em ambientes úmidos, a condição mais desafiadora. No cimento Allcem Veneer APS, utilizado para cimentação de laminados e fragmentos cerâmicos finos, o sistema APS e sua estética superior permitiu formular um produto mais estável em relação a cor pré e pós polimerização, tornando o resultado mais previsível. Em termos de usabilidade, houve ganho no tempo de trabalho, o que torna a cimentação dessas peças menos sensível, pois o profissional consegue, com tranquilidade, posicionar adequadamente a peça sem que o cimento inicie o processo de presa prematuramente.

Na resina Vittra APS, uma resina premium formulada com cargas esféricas submicrométricas de silicato de zircônia e matriz polimérica BPA Free, a atuação do sistema APS é pleno. O sistema potencializa a alta performance estética do compósito, conferindo maior previsibilidade de cor, alto grau de conversão, excelentes propriedades mecânicas, além de um ótimo tempo de trabalho, mesmo sob a luz do refletor.

produtos fgm com aps - APS: tecnologia invisível, benefícios surpreendentes

Toda essa tecnologia agrega valor e praticidade aos procedimentos clínicos e está ao alcance dos cirurgiões dentistas trazendo benefícios que vão muito além da estética.

 

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress