99402_CAPA_BLOG_IMPLANTE_SHORT

Implante curto imediato unitário

Autor: Prof. Dr. Jéferson Fagundes.

PACIENTE DO SEXO FEMININO, 24 ANOS DE IDADE
Apresentou-se com abscesso dentário na região dos elementos 25 e 26.

 

Aspecto Inicial

 

AVALIAÇÃO INICIAL

A tomografia revelou fratura do dente 26, confirmada clinicamente. A região dos molares superiores, geralmente, apresenta pouca altura óssea para a implantação imediata e, por vezes, necessita a elevação do seio maxilar e enxerto ósseo para a instalação de implantes.

 

TRATAMENTO EXECUTADO

A utilização de implantes curtos (5 mm) é uma alternativa viável e bem sucedida, possibilitando a instalação imediata do implante, sem enxertos ósseos, reduzindo os custos e o tempo de tratamento. Após o procedimento anestésico, o dente 26 foi removido e o alvéolo curetado. A seguir, foi instalado um implante Arcsys Short 4,3 x 5mm, no septo ósseo interradicular, com torque de 50 N.cm. Os alvéolos radiculares foram preenchidos com substituto ósseo Nanosynt (200-500 micrômentros). Um cicatrizador friccional em PEEK foi personalizado com resina flow e instalado no implante, com o intuito de preservar o arcabouço gengival e manter o biomaterial ósseo estável. Passados 90 dias, o cicatrizador foi removido do implante e a seguir, foi instalado um pilar Arcsys de 2 mm de altura transmucosa. Uma coroa provisória foi instalada sobre o pilar. Na consulta seguinte, foram iniciados os procedimentos de transferência/ moldagem, concluindo a reabilitação com a instalação de uma coroa cerâmica definitiva em zircônia. O acompanhamento clínico e radiográfico desse caso revela grande estabilidade óssea peri-implantar e ausência de saucerização após quatro anos e seis meses, provavelmente devido ao equilíbrio oclusal e à estabilidade da conexão protética cone morse friccional. A utilização de implantes curtos na reabilitação protética unitária tem sido uma excelente alternativa aos tratamentos clássicos, motivando dentistas a adotá-los em suas rotinas clínicas.

PASSO A PASSO

1 | Fissura oclusal.

2 | Imagens tomográficas revelando altura óssea limitada.

3 | Exodontia do dente 26.

4 | Implante Arcsys Short (4,3 x 5 mm) instalado no septo ósseo e concomitante preservação alveolar com Nanosynt.

5 | Radiografia periapical do implante short instalado (torque 40 N.cm).

6 | Cicatrizador personalizado instalado no implante Short.

7 | Cicatrização peri-implantar após 90 dias.

8| Pilar Arcsys 2,0 mm instalado (observar qualidade tecidual do perfil de emergência).

9 | Vista vestibular do pilar e contorno gengival.

10 | Coroa provisória sobre o pilar Arcsys.

11| Coroa definitiva em zircônia sobre o pilar Arcsys.

12 | Restauração protética concluída.

13 | Aspecto inicial.

14 | Resultado final.

 

 

As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista

Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
Threads
X
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Facebook
Envie seu caso clínico
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.