94278_Capa-para-artigo-no-Blog---Reconstrução-Alveolar-Após-Exodontia

Reconstrução Alveolar Após Exodontia de Elemento Fraturado e Posterior Reabilitação Prótetica com Coping Friccional

Autores: Dr. Thiago Roberto Gemeli, Dr. João Lucas Dziadzio e Dr. Rafael Cury Cecato

PACIENTE DO SEXO MASCULINO, 59 ANOS DE IDADE.
Queixa principal: Dor e mobilidade associadas ao dente 25.

 

AVALIAÇÃO INICIAL

Os primeiros tratamentos realizados com implantes, propostos por Branemark, utilizavam sistemas aparafusáveis para reter a prótese a esses dispositivos. Com o passar dos anos, ausências unitárias também passaram a ser reabilitadas com implantes dentários e a estética foi sendo mais exigida. Assim, surgiram os sistemas retidos por cimento, os quais apresentam diversas características desejáveis, como maior estabilidade e estética, além de uma melhor dissipação de forças oclusais.

A escolha do sistema protético é uma das etapas mais importantes do tratamento, podendo refletir direta ou indiretamente nas relações oclusais, retentivas, estéticas e também sobre os tecidos peri implantares, influenciando, portanto, na sobrevida do tratamento.

O presente relato demonstra a reabilitação de um elemento unitário, através de um sistema inédito na implantodontia, conhecido como coping friccional, o qual alia os benefícios da prótese cimentada à reversibilidade dos sistemas aparafusáveis e, ainda, com a expressiva vantagem de dispensar agentes cimentantes para a fixação da coroa protética (cementless)

TRATAMENTO EXECUTADO

Paciente do sexo masculino, 59 anos, compareceu à clínica particular se queixando de dor e mobilidade associada ao dente 25. Após anamnese e avaliação clínica detalhadas, o paciente foi submetido a exame tomográfico, que ratificou a presença de fratura longitudinal no referido elemento, fator impeditivo à manutenção do mesmo em função. Assim, optou-se pela exodontia
e regeneração alveolar com o substituto ósseo cerâmico bifásico, Nanosynt, 1000-2000 µm. O biomaterial foi recoberto pela membrana sintética, Duosynt, 300 µm, para que além de proteção e estabilidade, esta também atue de modo a guiar e favorecer a regeneração tecidual, tornando-a mais previsível. A membrana foi protegida por um provisório fixado com grampos, nos elementos adjascentes, e o paciente foi reagendado para a instalação de um implante dentário em 150 dias.

 

fig 1
fig 2

1 e 2 | Cortes tomográficos demonstrando presença de fratura longitudinal e perda óssea associada.

 

fig 3
fig 4

3 e 4 | Alvéolo antes e depois do preenchimento com biomaterial sintético bifásico

 

fig 5

Após o período de espera, o paciente foi submetido à instalação de um implante cone Morse (3.8 x 9 mm, Arcsys) na área reparada. O descolamento do tecido possibilitou a observância de uma neoformação óssea bastante favorável à reabilitação pretendida. O implante instalado apresentou elevado travamento primário (60 N.cm), ratificando a qualidade óssea associada. Assim, procedeu-se à ativação de um componente intermediário (4,2 x 4 x 3,5 mm), com consequente adaptação do provisório, agora fixado exclusivamente sobre o munhão (carga imediata).

6 | Exposição da área submetida à regeneração alveolar.
7 | Munhão ativado sobre implante Arcsys.

Após 45 dias, os tecidos peri-implantares se mostravam estáveis e saudáveis. A coroa provisória foi removida para permitir a moldagem de transferência. Ao laboratório, foram enviados também os dispositivos correspondentes 4,2 x 4: análogo, coping friccional e cilindro calcinável para coping friccional.

8 | Provisório edificado sobre transferente multifuncional, 45 dias após sua instalação.
9 | Vista vestibular do condicionamento tecidual obtido, previamente à moldagem de transferência.
10 | Dispositivos necessários para a confecção da prótese friccional (para o fluxo analógico).
11 | Coroa metalo-cerâmica, após fixação (cementless) com o martelete do sistema.
12 | Coroa metalo-cerâmica, vista oclusal. Destaque para o pequeno orifício passante, que permite a reversibilidade da peça.

O sistema friccional demonstrado apresenta uma excelente distribuição de carga, além de permitir a remoção do excesso de cimento de modo extraoral, como também um correto acabamento e polimento. Isso faz com que a manutenção da saúde periodontal seja mais favorável. Além disso, permite a reversibilidade, característica que agrega positivamente caso necessite ser feita a remoção da coroa por alguma razão.

13 | A peça protética retida sobre o munhão poderá ser facilmente retirada, através de chave extratora específica do projeto Coping Friccional.

 

PRODUTOS UTILIZADOS

 

As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista

Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

Email
Threads
X
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Facebook
Envie seu caso clínico
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.