Como ensinar crianças a escovar os dentes

A escovação dos dentes é uma parte importante da higiene bucal, mas pode ser difícil para as crianças aprenderem a fazer corretamente. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a ensinar seus filhos a escovar os dentes corretamente:

  • Comece cedo. Você pode começar a ensinar seu filho a escovar os dentes antes mesmo do primeiro dente nascer. Use uma gaze ou um pano úmido para limpar a boca do bebê.
  • Seja um bom exemplo. As crianças aprendem observando os adultos. Certifique-se de escovar os dentes na frente do seu filho e mostre-lhe como fazer corretamente.
  • Torne a escovação divertida. Existem muitas maneiras de tornar a escovação divertida para as crianças. Você pode cantar músicas, contar histórias ou usar escovas de dentes com personagens de desenhos animados.
  • Supervise a escovação até que seu filho tenha pelo menos 9 anos de idade. As crianças com menos de 9 anos de idade não têm coordenação motora suficiente para escovar os dentes corretamente. Certifique-se de supervisionar a escovação do seu filho e ajudá-lo a remover toda a placa bacteriana.
  • Use uma escova de dentes de tamanho adequado. As escovas de dentes devem ser do tamanho adequado para a boca da criança. As escovas de dentes muito grandes são difíceis de manusear e as escovas de dentes muito pequenas não são eficazes na remoção da placa bacteriana.
  • Use um creme dental com flúor. O flúor é um mineral que ajuda a fortalecer os dentes e proteger contra a cárie. Os cremes dentais para crianças devem conter 1000 ppm a 1100 ppm de flúor.
  • Use uma quantidade adequada de creme dental. As crianças com menos de 3 anos devem usar uma quantidade de creme dental do tamanho de um grão de arroz. As crianças com 3 anos ou mais devem usar uma quantidade de creme dental do tamanho de um grão de ervilha.
  • Escove os dentes por dois minutos. A escovação deve durar pelo menos dois minutos. Certifique-se de escovar todas as superfícies dos dentes, incluindo as faces internas, externas e superiores.
  • Ensine seu filho a cuspir o creme dental. As crianças devem cuspir o creme dental após escovar os dentes. Não engolir o creme dental, pois o flúor pode ser tóxico em altas doses.
pexels ketut subiyanto 4546136 scaled e1689800591830 - Como ensinar crianças a escovar os dentes
Foto de cottonbro studio

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar seu filho a desenvolver bons hábitos de higiene bucal e a ter dentes e gengivas saudáveis por toda a vida.

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language