Como curar a halitose

O efeito da maioria das balas de hortelã é passageiro, como aquelas minúsculas guloseimas que enganam o estômago vazio. O sabor refrescante da hortelã envolve a boca, mascarando de imediato qualquer gosto indesejado. Mas logo depois, o hálito mentolado desaparece. O frescor some gradativamente, deixando aquele odor terrível que tanto nos atormentou minutos antes.

Para combater o mau hálito efetivamente, sua primeira e mais barata linha de defesa é parar de alimentar as bactérias. Lembre-se de que os principais componentes dos gases bucais desagradáveis que chamamos de mau hálito são sobras de partículas de alimentos. É por isso que é importante escovar os dentes cuidadosamente e usar fio dental regularmente. Ao fazer a higiene bucal, preste atenção especial à parte posterior da língua. Com o uso de escova de dentes ou raspador lingual no fundo da língua, você pode atacar o centro das bactérias que provocam esse odor. Se não fizer isso, você pode ter periodontite e gengivite, que, por sua vez, provocam mau hálito. As aberturas que ficam entre a gengiva doente e os dentes são os principais locais onde as bactérias se desenvolvem.

Um dos produtos mais comuns que as pessoas compram para combater a halitose é o anti-séptico. A Revista Médica Britânica recomenda o uso de soluções que contenham gluconato de clorexidina, que realmente mata as bactérias [fonte: Scully et al]. Fazer o enxágue bucal com o antisséptico à noite faz com que você acorde de manhã com um hálito mais refrescante, uma vez que a secura da boca que ocorre quando está dormindo estimula a produção de bactérias [fonte: Fisher].

Como era de se esperar, o que você ingere durante o dia também pode influenciar o impacto olfativo do hálito. Beber água ao longo do dia não é excelente apenas para seu corpo, mas também para seu hálito. A água elimina as bactérias e partículas que estimulam a halitose. Certos alimentos, como salsa, sementes de funcho e cenoura, também podem refrescar seu hálito.

Se uma boa higiene bucal não diminuir a halitose e você desconfiar que sofre de um problema crônico, talvez seja hora de ir ao dentista. Ele pode ajudá-lo a tomar outras medidas para acabar com a doença. Conforme mencionamos na página anterior, o mau hálito pode ser provocado por problemas em outras partes do corpo além da boca. Nesse caso, um médico pode ser capaz de indicar a causa.

Se você simplesmente estiver inseguro em relação ao seu hálito, saiba que não está sozinho. Cerca de um quarto das pessoas que procuram especialistas em halitose não apresenta a doença crônica [fonte: Fisher]. Isso porque muitas acham seu hálito pior do que realmente é. Os pratos que contêm alho e cebola certamente agravam o mau cheiro, mas uma higiene bucal adequada mantém sua boca limpa e seu hálito fresco.

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook

Outros artigos do blog

Artigos de Estética

Artigos de Clareadores

Artigos de Implantes

Artigos de Biomateriais

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language