Allcem Veneer APS na confecção de laminados minimamente invasivos

Autores: Dr. Leonardo Fernandes da Cunha, Dra. Ana Carolina Portes Pasmadjian, TPD Carlos Maranghello, Dra. Gabriella Resende Allig e Dra. Vitória Beatriz Souza da Silva

Paciente do sexo masculino, 36 anos de idade.

QUEIXA PRINCIPAL: Paciente insatisfeito com o seu sorriso e preocupado com a forma de seus dentes superiores.

AVALIAÇÃO INICIAL

Após realização de imagens radiográficas e exame clínico, foram observados desgastes dentais.

TRATAMENTO EXECUTADO

Foi realizada profilaxia dentária e, em seguida, desenvolvidos os moldes para o clareamento dental caseiro, a ser feito por 21 dias com peróxido de carbamida Whiteness Perfect 10% FGM.

As restaurações de cera foram feitas para definir a forma e tamanho dos dentes, bem como auxiliar no planejamento do tratamento. Na sequência, fez-se a seleção da cor dos dentes do paciente.

Após o enceramento, procedeu-se à fabricação de um molde de silicone de reação de adição, preenchido com a resina bisacrílica PrimmaArt FGM com pressão até que o material reagisse totalmente. O procedimento de mock-up é uma ferramenta fiel de comunicação entre o paciente e o dentista e entre o dentista e o técnico.

Os dentes aprovados pelo paciente puderam, assim, ser preparados. Na moldagem, foram usados fios de retração e silicone de adição. Após desenvolvidas as restaurações provisórias, o paciente as utilizou durante alguns dias para testar seu tratamento restaurador planejado.

Os laminados cerâmicos foram fabricados e aprovados após a verificação da adaptação e cor das restaurações. O produto utilizado para seleção da cor adequada do cimento foi a pasta Allcem Veneer Try-In FGM, sendo escolhida a cor E-Bleach. Os laminados foram lavados, para a remoção da pasta de ensaio, e secos ao ar. As superfícies internas foram condicionadas com ácido fluorídrico Condac Porcelana 5% FGM durante 20 segundos com água corrente e secas com uma seringa de ar. Então, silanizadas com Prosil FGM e secas durante 60 segundos. Na sequência, procedeu-se à aplicação do adesivo.

O mesmo sistema adesivo foi aplicado à superfície do dente. A restauração foi ligada com o cimento fotopolimerizável Allcem Veneer APS FGM, aplicado para, em seguida, as facetas serem cuidadosamente assentadas sobre os dentes. O excesso de cimento gengival foi removido e realizou-se a polimerização durante 120 segundos em cada dente.

Figs. 1a E 1b Vista Aproximada Frontal (A) E Lateral (B) Dos Dentes Anteriores, Apresentando Desgaste. (1)

Figs. 1a E 1b Vista Aproximada Frontal (A) E Lateral (B) Dos Dentes Anteriores, Apresentando Desgaste. (2)

Figs. 1a e 1b Vista aproximada frontal (A) e lateral (B) dos dentes anteriores, apresentando desgaste.

Fig. 2 Após Clareamento Dental Caseiro Com Whiteness Perfect 10% (Fgm).

Fig. 2 Após clareamento dental caseiro com Whiteness Perfect 10% (FGM).

Fig. 3 Enceramento Diagnóstico

Fig. 3 Enceramento diagnóstico.

Fig. 4 Molde

Fig. 4 Molde

Figs. 5a E 5b Fotos Aproximadas Das Restaurações Finais. (1)

Figs. 5a E 5b Fotos Aproximadas Das Restaurações Finais. (2)

Figs. 5a e 5b Fotos aproximadas das restaurações finais.

CONCLUSÃO

A utilização de materiais de cimentação confiáveis na abordagem de cerâmicas pode evitar resultados imprevisíveis. O procedimento de cimentação com cimento fotoativado é um método que fornece previsibilidade ao tratamento restaurador. Logo, este relato clínico demonstra um tratamento para executar, de forma mais precisa, laminados de cerâmica com mínima espessura.

A odontologia estética reabilitadora deve ser realizada da forma mais previsível possível¹. Assim, o planejamento restaurador é essencial para se obter tratamento funcional e estético.

Nos casos de reabilitação funcional e estética, o objetivo do tratamento deve ser alcançado por meio de um diagnóstico e execução meticulosos. Um modelo de estudo é crucial para o sucesso do tratamento².

Após o procedimento de planejamento, enceramento e mock-up, a odontologia minimamente invasiva deve ser selecionada quando possível. Os laminados de espessura mínima têm excelentes propriedades em longo prazo e baixa taxa de falha³.

Finalmente, o passo de cimentação é fundamental para o sucesso em longo prazo do tratamento. Um cimento fotoativado, de qualidade, com fácil escoamento e remoção de excessos, favorece a execução e o resultado. Dessa forma, os materiais para essa etapa devem ser cuidadosamente selecionados.

Portanto, este trabalho demonstra que a cimentação realizada com material de qualidade pode facilitar o trabalho do dentista e proporcionar um tratamento conservador e estético.

REFERÊNCIAS

¹. Reshad M, Cascione D, Magne P. Diagnostic mock-ups as an objective tool for predictable outcomes with porcelain laminate veneers in
esthetically demanding patients: a clinical report. J Prosthet Dent 2008;99:333–339.
². da Cunha LF, Reis R, Santana L, Romanini JC, Carvalho RM, Furuse AY. Ceramic veneers with minimum preparation. Eur J Dent
2013;7:492–496.
³. Layton DM, Clarke M, Walton TR. A systematic review and meta-analysis of the survival of feldspathic porcelain veneers over 5 and 10
years. Int J Prosthodont 2012;25:590–603

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language