Formar preços para sua clínica odontológica pode ser uma tarefa difícil. Você precisa levar em consideração uma série de fatores, como a concorrência, o público-alvo, a localização do consultório, o interesse na fidelização do cliente e a tecnologia utilizada.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a formar preços competitivos:
- Analise a concorrência. Qual é o preço médio dos serviços odontológicos na sua região? Você precisa ser competitivo, mas não pode oferecer preços muito abaixo do mercado, caso contrário, poderá perder dinheiro.
- Defina seu público-alvo. Quem são seus clientes? Qual é o seu orçamento? Você precisa definir preços que sejam acessíveis para seu público-alvo, mas que também lhe permitam ter lucro.
- Considere a localização do seu consultório. Se o seu consultório está localizado em uma área nobre, você pode cobrar preços mais altos. No entanto, se o seu consultório está localizado em uma área mais acessível, você precisará cobrar preços mais baixos.
- Invista em tecnologia. Se você investir em tecnologia de ponta, poderá oferecer serviços de qualidade superior e cobrar preços mais altos.
- Fidelize seus clientes. Ofereça descontos para clientes que fazem mais de um procedimento, ou que voltam ao seu consultório regularmente. Isso ajudará você a aumentar o fluxo de pacientes e gerar mais receita.

Se você não tem estrutura financeira para contratar uma consultoria, pode apostar em cursos on-line. Outra opção é o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em São Paulo/SP, a entidade, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), realiza o programa Dentista Empreendedor, que tem como objetivo oferecer orientações aos cirurgiões-dentistas e profissionais da área sobre gestão empresarial e empreendedorismo por meio da realização de palestras, oficinas e atendimentos. O site das duas instituições disponibiliza cursos de educação à distância em variadas áreas, como finanças e marketing e planejamento.
Formar preços para sua clínica odontológica é uma tarefa importante, mas não deve ser vista como um obstáculo. Seguindo as dicas acima, você poderá formar preços competitivos e gerar mais receita para sua clínica.