Calendar icon

21/01/2021

Cirurgia guia em agenesia dentária

Gustavo Diniz Greco
Aline de Freitas Fernandes
Walkyria Camisassa Diniz leite Greco
Alexandre Camisassa Diniz leite Greco

Gênero e idade do paciente: Feminino, 25 anos de idade.

Avaliação inicial

Paciente procurou atendimento em busca de reabilitação oral envolvendo implantes e próteses sobre implantes para as regiões dos dentes incisivos laterais superiores, devido à presença de agenesia destes dois dentes. Após finalizado o tratamento ortodôntico, existia uma boa disponibilidade de espaço coronário para a realização das próteses. Ao exame de imagem, foi constatada uma situação limítrofe referente à quantidade óssea disponível, sendo indicado a utilização do planejamento virtual e cirurgia guiada para instalação mais segura dos implantes.

Tratamento executado

O Tratamento teve inicio com a documentação dos exames tomográficos e escaneamento intra oral, para desenvolvimento do planejamento virtual dos implantes e próteses sobre implante. Um guia cirúrgico foi desenvolvido e impresso, possibilitando a utilização de implantes Arcsys (FMG) nas dimensões 3.3 x 13 mm para as duas áreas cirúrgicas.

O guia foi adaptado em boca após os processos anestésicos. O procedimento cirúrgico se torna bastante rápido, seguro e confortável para o paciente, sendo desnecessário os processos de incisão e suturas, uma vez que optamos pela instrumentação em fresagem única, particularidade muito interessante do sistema de cirurgia guiada Arcsys (FGM) e instalação do implante de forma transmucosa. Os referenciadores foram utilizados para que os componentes protéticos do tipo munhão personalizáveis Arcsys (FGM) fossem individualizados quanto à suas angulações, próteses provisórias imediatas, cimentadas, foram instaladas.

Passado o período de osseointegração, 60 dias, seguimos com os processos de moldagem e desenvolvimento do trabalho laboratorial. As próteses finais foram cimentadas (Allcem Veener-FGM) e os ajustes oclusais foram refinados em boca.

Ao final, tivemos um grato relato da paciente sobre sua satisfação com os procedimentos cirúrgicos extremamente confortáveis e com o resultado estético final obtido, tanto em estética rosa quanto estética branca.

Temos na tecnologia da cirurgia guiada uma ferramenta do futuro disponível na atualidade. Quando utilizamos os benefícios do sistema Arcsys (FGM) associado às maravilhas da cirurgia guiada, aí sim, chegamos a resultados muitas vezes improváveis, tanto em soluções simplificadas, quanto saúde biológica e estética final.

Passo a passo

1

Figura 1 e 2: Planejamento virtual com posicionamento dos implantes e previsão de personalização dos componentes protéticos.

1

Figura 3: Fotografia inicial intra oral.

1

Figura 4: Adaptação do guia cirúrgico em boca.

1

Figura 5: Adaptação do limitador de fresas ARCSYS-FGM e Fresagem única, transmucoso.

1

Figura 6: Fresa com tecido ósseo coletado pós fresagem única.

1

Figura 7: Aspecto clínico pós fresagem, vista pelo interior da anilha do guia.

1

Figura 8: Pós operatório Imediato pós instalação dos implantes.

1

Figura 9: Personalização das angulações dos componentes protéticos.

1

Figuras 10 a 14: Adaptação das próteses sobre implante.

1

Figura 15: Imagem tomográfica pré e pós operatória comparativa.