O cirurgião dentista Alexandre Morita desvenda oito mitos da saúde bucal:
1. Quanto maior a quantidade de açúcar ingerido, mais cáries.
MITO – Não importa a quantidade de açúcar ingerido, você pode ingerir 15 bolachas de chocolate e escovar os dentes logo em seguida da maneira correta, ou ingerir apenas uma e não higienizar.
2. Os refrigerantes dietéticos não danificam os dentes.
MITO – Os refrigerantes dietéticos não contém açúcar na sua composição, mas possuem um pH ácido. Essa acidez pode prejudicar a estrutura do esmalte.
3. Só preciso trocar minha escova quando as cerdas ficarem deformadas.
MITO – Em média devemos trocar a escova dental de 3 em 3 meses mesmo que ela esteja inteira, se antes desse período ela se deformar deve ser trocada antes.
4. Clareamentos caseiros são iguais aos do consultório.
MITO – O clareamento caseiro é diferente do clareamento no consultório tanto no material utilizado, que é em menor concentração, como também no período de uso, que é mais longo.
5. Enxaguatório bucal pode substituir escovação.
MITO – O enxaguatório é um auxiliar na higiene bucal e não substitui a escovação. Seu uso é melhor quando indicado em casos específicos.
6. Diabetes não pode prejudicar os dentes.
MITO – A diabete é uma doença que altera as defesas naturais do organismo e podem influenciar em doenças periodontais, doença que altera a sustentação do dente. Já a osteoporose não possui estudos suficientes para concluir que prejudicam os dentes.
7. A escova dura é melhor.
MITO – A escova indicada é a com cerdas macias e cabeça pequena. A cabeça pequena para alcançar todas as áreas e as cerdas macias para limpar a gengiva sem machucar.
8. Frutas ácidas não tiram o esmalte dos dentes.
MITO – Todo alimento ácido pode influenciar na estrutura do esmalte quando consumido em excesso, causando erosão e lesão definida, como perda de estrutura dental, não envolvendo ação de bactérias.
(Via Yahoo Mulher)